"Você pode estar na melhor equipe... Se não se superar, não superará o adversário."

sábado, 23 de julho de 2011

ALTERAÇÃO NA REGRA 16 - ARREMESSO DE META

A C.B.F.S. (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) anunciou nesta quinta-feira (21/07) a alteração na regra 16 (item nº 7 - Arremesso de Meta), conforme nos foi transmitido pelo Prof. e Árbitro Sérgio Camanho durante o curso para Treinadores de Futsal, promovido pela Universidade Gama Filho em parceria com a F.P.F.S. (Federação Paulista de Futsal) e sobre a qual adiantei na postagem anterior CURSO – TREINADOR DE FUTSAL publicada no dia 20/07.
Tal alteração já vinha sendo utilizada na Europa.
Com a padronização da regra por parte da C.B.F.S. junto à FIFA todos os certames organizados pela entidade brasileira a partir de 1º de Julho passarão a contar com a alteração.
A tendência, agora, é a de que as Federações e Ligas de Futsal nacionais adotem a mesma postura em suas competições.
Com as alterações na regra adotadas, no Brasil, a partir do inicio de 2011, o goleiro, após ter cobrado o Arremesso de Meta, não poderia mais receber a bola de um companheiro seu, em qualquer lugar da quadra, sem que antes a bola tivesse sido tocada ou jogada por um atleta adversário.
Porém, o objetivo da FIFA, com todas estas alterações constantes na regra, é tornar o Futsal um esporte, cada vez mais, dinâmico e, assim, divulgá-lo e popularizá-lo pelo mundo afora. Contudo as alterações haviam dificultado a jogabilidade da modalidade, chegando, em alguns momentos, a dificultar o trabalho de treinadores e árbitros.
Sinceramente, como treinador, considero a alteração na regra 16 um motivo de grande comemoração, já que perdia-se muito tempo, sobretudo nos finais das partidas, quando pretendia-se utilizar da estratégia do Goleiro em Linha. As equipes que se defendiam desta estratégia, limitavam-se a chutar na direção do gol, a fim de ceder o Arremesso de Meta e retardar a entrada do Goleiro em Linha. Em determinados momentos, era preferível tentar encostar na bola e tentar ceder, no mínimo o escanteio, já que a possibilidade de entrada do Goleiro em Linha, talvez, fosse mais rápida.
Com a nova alteração, de agora em diante, após ter cobrado o Arremesso de Meta, o goleiro poderá receber a bola de um companheiro de equipe sem que antes ela tenha sido tocada ou jogada por um atleta adversário, desde que o goleiro já receba o passe na meia-quadra de ataque. Portanto, para que fique claro, ao executar a cobrança do Arremesso de Meta o goleiro caracteriza o primeiro toque na bola, sem poder receber o segundo toque em sua meia-quadra de defesa, conforme a regra determina. Caso o goleiro se projete à meia-quadra de ataque e receba o passe ou no caso de o goleiro ser substituído por outro jogador na função de “goleiro em linha”, da mesma forma só poderá receber a bola caso esteja na meia-quadra de ataque, já que não é o jogador quem não poderá “receber o passe” mas sim a “posição” de goleiro que já caracterizou um toque na bola.
Se por ventura, após ter cobrado o arremesso de Meta, o goleiro volte a receber a bola em sua meia-quadra de defesa, caracterizando o segundo toque, será aplicado um tiro livre indireto, contra a equipe do goleiro infrator, no local em que o mesmo recebeu a bola.
A mudança na Regra já está valendo no Brasileiro de Seleções feminino sub-17, que está sendo disputado em Palmas (TO) e também já entrará em vigor a partir da segunda fase da Liga Nacional de Futsal deste ano, que iniciará na próxima segunda-feira (25/07) e em todas as competições que se iniciarão.
Para ter acesso as Novas Regras do Futsal 2011 diretamente do site da C.B.F.S., clique aqui.

A RESOLUÇÃO CBFS Nº 04/2011Padroniza as Regras Oficiais do Futsal Nacional com a FIFA – pode ser acessada diretamente do site da CBFS clicando aqui.
Fiquemos atentos e orientemos bem nossas equipes, pois com tantas alterações novas dúvidas poderão surgir e, certamente, não gostaríamos de sofrer surpresas desagradáveis durante as partidas. A recomendação que deixo aqui, é a de que os treinadores orientem seus capitães a conversar com os árbitros antes do inicio de cada partida sobre a nova alteração e se a mesma estará em vigor. Da mesma forma, que os árbitros se aproximem dos capitães e comentem se estarão utilizando a nova alteração ou não. Afinal não custa garantir um bom espetáculo. Bons jogos a todos.
Agradeço ao Prof. Roberto Banzé pela dica.


Fonte:
C.B.F.S. CBFS padroniza regra do Arremesso de Meta com a FIFA. Disponível em: http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/vernoticia.php?id=10153. Acesso em 23 de Julho de 2011.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...