"Você pode estar na melhor equipe... Se não se superar, não superará o adversário."

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sobre Talentos Esportivos...

A última postagem, sobre “Altas Habilidades/ Indivíduos Talentosos” levantou alguns questionamentos e apontamentos. Algumas pessoas me procuraram para conversar sobre o assunto, trazer outros pontos de vista e, inclusive, trocar experiências. E isto é bom!
Sem duvida, entre as criticas que recebemos está a pouca contribuição teórica que damos, quando estamos mergulhados na parte prática. A prática é completada pela teoria, e esta deve ser muito bem fundamentada. Concordo que podemos oferecer mais, já que temos diariamente um verdadeiro “laboratório” em nossas mãos. Certamente estes dados seriam melhor utilizados se publicados, contudo só quem está inserido em uma rotina de treinamentos, viagens e competições conhece, realmente, a difícil tarefa em se conciliar teoria e prática no sentido de publicação, já que para isto exige-se uma dedicação diária considerável.

Ayrton Senna
Com a intenção de contribuir, fornecendo outras observações sobre o tema no âmbito esportivo, apresento uma síntese de uma proposta de Detecção de Talentos Esportivos em um município, que publiquei na Revista Motriz (2009. v. 15 p. S1-S456) juntamente à Profa. Sandra Bratifische, durante o VI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VII Simpósio Paulista de Educação Física.

O primeiro ponto a que se deve enfocar ao abordar o tema “Detecção e Seleção de Talentos Esportivos”, é não somente o seu aprimoramento enquanto atleta, mas também, e principalmente, a formação de sua base, durante a iniciação.
Pelé
Sabemos que o enfoque escolar possui objetivos bem claros e definidos, no qual não abordarei nesta postagem, mas que, porém, adianto passarem longe do esporte de alto rendimento.
Contudo, ao meu ver, a escola é a principal “aliada” na questão da “revelação” de talentos esportivos, pois se fortalecida em termos de estrutura, a Educação Física escolar pode (e deve) ser um local de vivência motora, de forma a ampliar o repertório motor da criança. Obviamente, uma criança rica em termos motores terá enorme vantagem sobre outra menos favorecida neste sentido ao atingir a juventude, momento ideal para escolher a atividade física que mais se identifique.
O professor de Educação Física escolar, conhecedor de sua turma como é (ou deveria ser), frequentemente identifica neles as suas potencialidades esportivas. “João é muito veloz”, “Maria realiza belos saltos!”. Portanto, ainda dentro dos muros escolares, as turmas de treinamento nos horários extra-aulas, podem ser uma boa alternativa para que estes alunos sejam melhor trabalhados.
O ideal é que os municípios possuam núcleos/ centros de desenvolvimento do esporte, para que estes alunos que se destacam no âmbito escolar sejam encaminhados pelos professores à coordenadores esportivos.
Estes núcleos/ centros esportivos podem, inclusive, ser mantidos por empresas da iniciativa privada, por meio de apoio e patrocínios, de forma a dividir as diferentes modalidades à cada empresa. As empresas “apadrinham” as modalidades, ficando responsáveis, na modalidade escolhida, pelo seu desenvolvimento e estrutura.
Daiane dos Santos
Outro importante fator no desenvolvimento de talentos esportivos em um município é a implantação do maior número possível de praças/centros esportivos e que nestes locais atue uma equipe multidisciplinar com profissionais de diversas áreas do conhecimento humano.
Em minha opinião o individuo talentoso, apesar de raro, pode ser descoberto em qualquer camada da sociedade e em diferentes locais (praças, parques, associações, escolas, clubes...). É do conhecimento de todos, por exemplo, que a ginasta Daiane dos Santos foi descoberta por acaso, dando saltos incomuns em um playground de uma praça pública. A força muscular e a ginga da menina impressionaram a técnica Cleusa de Paula. Para que isto ocorra, porém, é necessário que os municípios elaborem projetos e políticas publicas não somente para a descoberta do talento mas também, e consequentemente, para o incentivo de uma pratica saudável.
Respeitar as fases de desenvolvimento do individuo, sobretudo durante a sua iniciação, aperfeiçoá-lo à uma modalidade esportiva em especifico no momento ideal, registrar os resultados alcançados, investir na formação dos profissionais que estão envolvidos com este tema e a longo prazo sustentar a performance do atleta.
Michael Jordan
Finalizando, apesar de amplo e complexo, acredito ter tocado em alguns dos principais pontos a serem observados na detecção de talentos esportivos. Penso que, ao implementar uma política de desenvolvimento de potencialidades esportivas, consequentemente incentiva-se a melhora do habito de vida de toda uma população, e desta forma, consegue-se combater males como hipertensão, obesidade, tabagismo entre inúmeros outros problemas que assombram as sociedades. Mais uma vez, ao cuidarmos da questão “Altas Habilidades” iremos ao encontro do(s) problema(s) e não somente continuaremos a correr atrás dos mesmos.

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