Quero, hoje, prestar uma pequena homenagem ao Professor e seu Dia e aproveitar para compartilhar um pouco de minha inquietação.
Primeiramente pergunto: Onde está o erro no título da postagem: 15 de Outubro. Feliz dia, Professor!
Apesar de eu possuir, também, esta formação, do qual me orgulho muito, cresci e me dediquei à área do treinamento. Não me incomodo por ser chamado de Treinador, Técnico e até mesmo pelo meu nome, muito pelo contrário, mas confesso ficar lisonjeado quando sou chamado por: Professor.
Comecei a exercer a função de Professor de Educação Física escolar no meu primeiro ano depois de formado, porém, ainda inexperiente, não pude sentir, naquele momento, a real importância deste profissional para a formação do ser-humano. Após este momento, retornei à área do treinamento esportivo, onde estou até hoje.
Contudo, na metade deste ano recebi a proposta para voltar a exercer a Educação Física Escolar. Fiquei um pouco receoso, contudo como todo desportista, o desafio me motiva e resolvi aceitar.
Chegando à escola, desta vez um pouco mais maduro, confesso que fiquei um pouco “surpreso”. A começar pela disciplina dos alunos, totalmente distinta entre escola e esporte. Primeiro pelo fato de que no esporte dificilmente alguma criança vá por obrigação. Segundo: talvez aquelas poucas horas de convívio social na escola, sejam as únicas naquele dia, dos pequenos para com seus colegas. Terceira: Às vezes achamos que crianças já “nascem sabendo” o que é a escola e suas regras. Não é bem assim!
Poderia citar alguns outros motivos.
Passei, então, a observar os educadores. Fiquei maravilhado. Me impressionei ao observar detalhes invisíveis há alguns anos atrás.
O professor (e as professoras!) são verdadeiros mágicos. Malabaristas, às vezes. Comecei a entender que o Professor não faz uma escolha, ele é escolhido por “Alguém” que lhe presenteou com um Dom incrível, o Dom de Ensinar. O Dom de Despertar para o conhecimento, para a vida!
Só quem convive no dia-a-dia escolar sabe como os professores se preocupam com seus alunos. Os conhecem e conhecem até os seus problemas, sejam eles de aprendizagem ou familiar. E acreditem, sofrem juntos!
Professores comprometidos, dedicados.
Concordo que, assim como em qualquer outra profissão, existem os que não estão nem aí com “o negócio” e só querem mesmo é ver a “banda passar”. Mas afirmo sem medo de errar, estes são a minoria. A grande maioria é comprometida com o desenvolvimento do aluno e sabe bem o que estão fazendo.
São os verdadeiros responsáveis por conduzir uma nação.
Certa vez, assistindo a uma palestra de Celso Antunes, ouvi sabiamente o mesmo dizer, em outras palavras que “Se algum dia uma nação perder todas as suas profissões, ainda que reste apenas um professor, ela se levantará”.
Pois bem, amigos leitores, apesar desta notória importância social, mesmo com todo o empenho corrigindo provas nas frias madrugadas, ainda que abra mão de si próprio, em muitos momentos, para a evolução de sua turma de alunos, infelizmente estes guerreiros não têm suas profissões reconhecidas.
Tenho visto Professores recebendo salários comparados a profissões que não exigem sequer a metade de seu nível de formação.
É realmente triste ver professoras que dobram em suas jornadas de trabalho, para ganhar um pouco mais e, assim, ajudar na renda familiar, tendo, ainda, que dar conta de seus afazeres maternais e conjugais. Da mesma forma os professores homens... Digam-me, são ou não verdadeiros mágicos?
Neste exato momento, estamos vendo professores saírem às ruas para exigirem um salário mais digno!
Não é possível, alguma coisa está errada! Aliás, são muitas as coisas erradas...
Estes Mestres deveriam possuir salários que os deixassem plenamente satisfeitos e não serem obrigados a fazer greve exigindo algo que lhes é de direito.
Diga-se de passagem, como deve ter sido bom o tempo em que Professores eram mencionados e respeitados como Mestres...
Alguém poderia me responder por quê no Brasil a Educação sempre é deixada de lado? Certamente uma nação com um pouco mais de bom senso, consideraria no mínimo estranho ver Professores nas ruas protestando por reconhecimento!
Apenas para citar alguns poucos exemplos, no Japão, até mesmo o Imperador faz reverência pública ao passar por um Professor, sendo este o único a quem o soberano presta esta homenagem, reconhecendo a sua importância para a nação. Na Itália o professor possui tanto crédito e prestigio que não necessita sequer de fiador para compras. Até mesmo na Índia é tratado quase como um Deus, tão grande a sua estima.
Certamente há algo de errado em uma nação que ignora a importância desta profissão...
Portanto, meus caros, respondo a pergunta deixada no inicio. O erro esta na palavra “Feliz”, pois nesta data este nobre profissional não possui muitos motivos para se felicitar. Apesar dos inúmeros e sinceros sorrisos e abraços que recebem diariamente de seus alunos, como reconhecimento e gratidão, não meus caros, os professores não estão felizes.
Os sorrisos das crianças transbordam nossos corações e se não fossem por eles, sabe-se lá como estaria a educação... Mas não completa nossa barriga, tampouco o tanque de combustível de nosso carro, ou nosso armário...
De qualquer forma, parabéns Professor pela sua garra, pelo seu empenho, pela sua dedicação, pela sua inteligência, pelo seu Dom, pela sua esperança e vontade de mudança, de transformação. É graças a você que este país ainda caminha. Meu forte abraço!
Ser professor é vocação, é para quem gosta e quer fazer seu papel da melhor maneira possivel mesmo que tenha obstaculos no caminho.
ResponderExcluirQuem ama o que faz e faz por amor não desiste nunca e sonha com uma educação de qualidade para todos e luta para que sejamos reconhecidos tal como o médico, advogado etc...Afinal, eles passaram pela mão sábia de um professor antes de serem o que são. NÃO DESANIME NUNCA, JUNTOS VAMOS A LUTA! Itu/SP.
Concordo. De fato, esses grandes profissionais, que tanto fazem pelo Brasil e pelo mundo, deveriam ser muito melhor recompensados.
ResponderExcluirNo entanto, sinta-se orgulhoso. Afinal como você mesmo disse, a maioria dos educadores se compromete com o que faz, e você está incluso nela...
Feliz dia dos Professores, meu Irmão!!!
QUANTO MAIS EU LEIO, MAIS VONTADE EU TENHO DE LER, PARABÉNS PELAS ÚLTIMAS POSTAGENS VOCE É O CARA TE ADMIRO BASTANTE, UM GRANDE ABRAÇO SEU PAI
ResponderExcluir