Jogo:
Jogo dos 4 gols.
Categoria:
Sub-15 e maiores.
Objetivos Principais:
- Precisão de Passe;
- Movimentação;
Organização:
Duas equipes com 3 jogadores cada uma.
Material:
Coletes;
1 Bola de futsal;
8 Cones pequenos;
Justificativa:
Considerando o passe correto, como o que chega ao pé do companheiro de equipe, com condições para que o mesmo possa dar seqüência na jogada é importante treinar este fundamento em situações que se aproximem ao máximo da realidade da partida.
Desenvolvimento:
Utiliza-se, apenas, meia-quadra de futsal. Jogadores espalhados pela meia-quadra de jogo, podendo deslocar-se inclusive por trás dos “4 gols”, demarcados com os cones. Cada gol deverá ter largura média de 1 metro. No caso de a bola sair pelas linhas laterais ou linhas de fundo, reinicia-se o jogo, executando-se cobrança de tiro lateral, no local em que a bola sair, inclusive quando sair pelas linhas de fundo. Cada jogador poderá dar, no máximo, 2 toques na bola. O ponto será marcado quando a bola passar por qualquer um dos 4 gols, podendo ser tocadas pela frente ou por trás dos cones. Os jogadores devem fazer com que a bola passe por entre os cones (gol-pequeno), porém, ao passar, a bola deve ser dominada do outro lado do cone por um companheiro de equipe para que o ponto seja validado. No caso de a bola passar por entre os cones, mas o próximo a recebê-la ou tocá-la for um atleta adversário, o ponto não será validado.
Variações:
Caso o treinador queira dificultar os passes, aumenta-se a quantidade de jogadores. Caso prefira aumentar a movimentação, pode diminuir o número de passes ou colocar como regra que o jogador que passou a bola da última vez não poderá recebê-la novamente na seqüência, sem que antes ela tenha sido tocada por outro companheiro. Se quiser enfatizar a marcação, poderá determinar, como regra, a marcação individual, por exemplo.
Observações:
Dependendo do nível técnico da equipe, pode ser praticado por jogadores da categoria sub-13 e sub-11.
Nenhum comentário:
Postar um comentário