"Você pode estar na melhor equipe... Se não se superar, não superará o adversário."

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A ATUAÇÃO DO GOLEIRO APÓS AS MUDANÇAS NA REGRA DO FUTSAL

ATENÇÃO LEITORES: ESTAS REGRAS SOFRERAM ALTERAÇÕES. CASO QUEIRAM CONSULTAR AS ATUALIZAÇÕES NAS REGRAS PARA A TEMPORADA 2013, VISUALIZE A POSTAGEM REGRAS DO FUTSAL 2013: ALTERAÇÕES, MOTIVOS E COMENTÁRIOS CLICANDO AQUI.

Dentre todas as mudanças na regra, certamente a que chama mais a atenção é com relação ao goleiro. Segundo a FIFA – Federação Internacional de Futebol – as mudanças com relação ao goleiro se deram com o intuito de diminuir a valorização excessiva da bola, por parte da equipe que estava ganhando o jogo e utilizava-se do “goleiro-linha” para ficar tocando a bola, deixando o tempo correr.
Certamente o nível técnico do futsal mundial será elevado com as alterações. Será mais difícil jogar o futsal. Mas temo que estas mudanças, na mesma proporção que eleve o nível do futsal profissional, regridam a qualidade técnica do futsal amador. Digo isto, pois suspeito que veremos, cada vez menos, a utilização do goleiro linha no futsal amador.
Acredito que, com as novas regras, teremos duas formas bem distintas de se jogar o futsal. Uma delas será o futsal tático, estratégico, possível de ser apresentado pelas equipes de alto nível, ou seja, por aqueles que treinam diariamente e que mantém uma estrutura de profissionalismo. Penso que as chamadas equipes “pequenas” terão ainda menos chances quando jogarem com os chamados “grandes”, de “camisa”, já que, para estes, a regra pouco mudou.
A outra forma de jogar o futsal será apresentada no nível amador, principalmente. Um futsal vibrante, guerreiro, porém, com jogadores que necessitam trabalhar durante o dia e treinar, vez ou outra na semana, à noite. Estou quase certo de que estes times encontrarão algumas dificuldades em jogar com as novas regras, sobretudo quando estiverem em desvantagem no placar.
Até pouco tempo atrás, era possível observar, sobretudo no interior, confrontos envolvendo equipes profissionais, contratadas para representar um município, por exemplo, sofrendo para conseguir um resultado positivo sobre outra, visivelmente menos preparada. Em 2011, os chamados “pequenos” terão maiores dificuldades em suportar o nível técnico dos “grandes”. Talvez um pouco menos se jogarem em quadras menores de 30 metros de comprimento, mas ainda assim terão.
Afirmo que, com as mudanças em sua regra, o futsal mudará muito e pouco ao mesmo tempo. Sim, se analisarmos as partidas da Liga Nacional 2010, por exemplo, com quadras de 40 metros de comprimento, veremos que as equipes, quando optavam em atacar com o auxilio do goleiro, já faziam com o mesmo no campo de ataque, tamanho é o comprimento das quadras. Para estes, a regra continuará praticamente a mesma.
Diferentemente do futsal amador, com quadras de 30 metros ou menos. Além de serem menos treinadas, dificilmente poderão usufruir do goleiro para atacar. Não haverá espaço para isto.
Relembro que, com a nova regra, estando na quadra de ataque o goleiro poderá receber a bola, com os pés, normalmente.
Porém, se após já ter recebido 1 (um) recuo ou ter colocado a bola em jogo, seja com os pés ou com as mãos, o goleiro voltar a receber a bola de um companheiro de equipe, em sua meia quadra de jogo, sem que um adversário tenha tocado na bola, será considerado tiro livre indireto. Contudo, a regra diz que, será infração caso este recebimento seja feito de forma intencional por um companheiro de equipe, o que certamente trará algumas polêmicas. Ou seja, será a interpretação do árbitro que determinará se foi recuo ou não.
É exatamente por este motivo que a forma de jogar com o goleiro linha tradicional será dificultada, pois o goleiro não poderá mais ficar próximo ao meio da quadra articulando as jogadas. Deverá posicionar-se na quadra de ataque, caso queira receber mais passes. Esta mudança exigirá que o goleiro especialize-se ainda mais nos chutes e passes, pois caso seja requisitado uma única vez, esta deverá ser efetuada com precisão. Não poderá ser desperdiçada.
Outra situação diz respeito ao recuo da bola para o goleiro, com a cabeça, peito, joelho, etc. Caso o jogador de linha levante a bola intencionalmente (novamente a interpretação do árbitro) para devolvê-la ao goleiro com estas partes do corpo e o mesmo a pegue ou a toque com as mãos, será considerado tiro livre indireto.
O parágrafo anterior fez-me lembrar de uma jogada ensaiada que vi ha um tempo atrás, em uma partida válida pela categoria sub-15. A jogada era desenrolada a partir de um lateral na quadra de defesa, próximo à área. Posicionavam-se próximo ao cobrador do tiro lateral, um outro jogador de linha e mais o goleiro. O cobrador levantava a bola na altura da cabeça do outro jogador que a recuava, cabeceando-a, para que o goleiro segurasse-a com as mãos. Assistindo a toda esta cena, os ingênuos adversários esqueciam-se do pivô deslocando-se nas costas da marcação e recebendo o lançamento das mãos do goleiro para fazer o gol de cabeça. Fizeram dois gols desta forma. A partir de janeiro, este criativo treinador não poderá mais usufruir deste subsídio.
Para que fique bem claro: para que o goleiro possa receber em devolução a bola de um companheiro de equipe em sua quadra de defesa, somente no caso de a mesma haver tocado em um adversário ou no caso de nosso querido árbitro considerar esta devolução como involuntária.
Hoje é comum vermos goleiros especializando-se nos chutes. Aliás, temos bons goleiros-batedores. Não é raro vermos goleiros cobrando tiros livres, de modo geral. Por este motivo a FIFA recomenda, na regra 13 – TIROS LIVRES – que, caso o goleiro, após ter cobrado um tiro livre e a bola ter entrado em jogo, e o próprio goleiro volte a tocá-la com a mão, antes de outro jogador, será tiro livre direto e uma falta cumulativa, caso seja feito fora da área, e tiro livre indireto, se for dentro da área.
Com relação aos recebimentos de bola, pelo goleiro, vindas de cobranças de tiro lateral. Seguindo o mesmo princípio do arremesso de meta, já que a bola partirá do goleiro, caso o mesmo (goleiro) cobre o lateral em sua meia quadra de jogo, ele não poderá receber a bola novamente, em sua meia quadra, antes de a mesma ter tocado em algum adversário. Caso o lateral seja cobrado por um companheiro de equipe, o goleiro poderá receber a bola uma única vez em sua meia quadra.
Na situação de o goleiro receber, em sua meia quadra de jogo, a bola de um companheiro e for de posse de bola para a quadra de ataque, ele (o goleiro) não poderá retornar com a bola para sua quadra de defesa, antes que a bola toque em um jogador adversário, caso contrário será considerado tiro livre indireto. Já no caso de o goleiro receber a bola no ataque, poderá retornar para a defesa, desde que respeite o tempo de 4 (quatro) segundos na quadra de defesa.
Reparem que quando a regra diz “posse de bola” ela está se referindo à condução de bola e não ao passe. O que isto significa? Caso o goleiro faça o passe para um companheiro que está no ataque, corra para a quadra de ataque e receba a bola novamente, já na quadra de ataque, e volte de posse de bola (conduzindo) para a defesa, o lance será considerado normal. Recebendo a bola no ataque, o goleiro poderá retornar a bola para a quadra de defesa, seja com passe ou condução, quantas vezes for necessário. Somente no caso de ultrapassar a linha do meio da quadra carregando, ou seja, conduzindo a bola é que não poderá mais voltar para a defesa conduzindo a bola. Semelhante ao basquete...
Com esta alteração, talvez uma saída para o jogo com o goleiro-linha seja a utilização do “goleiro-ala”, conforme vimos na última postagem.
A única situação que a regra prevê a impossibilidade de o goleiro receber a bola de um companheiro de equipe, em qualquer parte da quadra, sem que a mesma tenha antes sido jogada ou tocada por um adversário é após o mesmo executar o arremesso de meta corretamente. Desta forma, após cobrar o arremesso de meta, o goleiro não poderá receber a bola de um companheiro de equipe, nem na quadra de ataque, sem que a mesma tenha sido jogada ou tocada por um adversário. Caso isto ocorra, a equipe do goleiro que recebeu a bola será punida com um tiro livre indireto a favor do adversário, no local onde ocorreu a infração, salvo se for dentro de sua área penal, onde a bola deverá ser colocada sobre a linha da área no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração.
Na situação de o goleiro executar o arremesso de meta de forma incorreta, os árbitros determinarão que a cobrança seja repetida reiniciando a contagem dos 4 (quatro) segundos a partir dos segundos que já tinham passado, até que seja cobrado corretamente ou ultrapasse os 4 (quatro) segundos.
Com isto, espero ter tocado em todos os pontos inseridos ou alterados nas mudanças na regra do futsal, com relação ao goleiro e contribuído para sanar algumas das possíveis dúvidas de nossos amigos salonistas. Certamente teremos algumas dificuldades em adaptar-nos com as regras atuais. As partidas com os placares adversos serão mais difíceis de serem revertidas. Porém tenho a convicção de que nossos treinadores encontrarão meios para sobrepor suas equipes às dificuldades e criar alternativas para manter o futsal brasileiro no topo do mundo. Afinal o drible e a criatividade estão no DNA de nosso povo. Vamos esperar para ver, tenho certeza de que teremos interessantes surpresas.

60 comentários:

  1. quando a bola sai na linha de fundo e o goleiro vai repor a bola em jogo ele pode jogar a bola direto no ataque sem que a bola pegue na sua quadra de defensa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Fabiano, obrigado por acessar o “Jogando com Raça!”. Juntos construímos o conhecimento sobre o Futsal. A resposta da sua pergunta é “DEPENDE”, pois depende de diversos fatores, tais como a cidade ou Estado em que você se encontra e a categoria em que está em disputa. Algumas Federações de Futsal determinam Circulares que estabelecem “adequações” às regras do futsal suprindo suas necessidades regionais e pontos de vistas da pedagogia no ensinamento do futsal em suas regiões. Por exemplo: No Estado de São Paulo, a F.P.F.S. determina que nas categorias sub-13 e menores a bola não deve ultrapassar o meio da quadra diretamente no arremesso de meta, porém nas categorias sub-15 e maiores, é permitido ao goleiro que reponha diretamente ao ataque. Espero ter auxiliado, porém, caso necessite de maior aprofundamento não hesite em entrar em contato!! Sucesso!!!

      Excluir
  2. Como deve ser a movimentação do goleiro na cobrança de um penalty?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega! Primeiramente parabéns para nós, pelo dia do Professor(a)!!! Respondendo a sua pergunta, sob o ponto de vista das regras do futsal, o goleiro deve estar posicionado com os pés a linha de meta, no gol. Sob o ponto de vista técnico, existem muitas preferências e cada goleiro ou treinador possui os seus. Porém, o que EU solicito aos meus goleiros é que analisem primeiramente com qual perna o batedor irá realizar a cobrança, isso já aumenta as possibilidades de êxito na defesa. Outro ponto importante, caso conheça o batedor, é saber se ele prefere chutar forte ou colocado (nos cantos). Caso o chute seja com força, oriento aos meus goleiros que esperem ao máximo no centro do gol, antes de sair para algum canto. No caso de o chute ser colocado, cabe a leitura corporal (gestual técnico) do cobrador e a análise sobre qual pé irá chutar (direito ou esquerdo) pois o chute cruzado requer uma técnica maior do cobrador. Finalizando, tenho observado que, no futsal, os goleiros que não “caem” ou seja não saltam para a bola tem obtido maiores sucessos nas cobranças de pênalti, ou seja, os que procuram ocupar o maior espaço possível de um dos cantos do gol, quase em pé, joelhos da base semi-flexionados, tronco ereto, braços elevados (cruz alta) têm conseguido realizar decisivas defesas. Um abraço e até a próxima!

      Excluir
  3. Goleiro pode pegar a bola com a mão e chuta a bola pigando no chão e fazer o gol????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!Desde que seja com os pés, o goleiro pode fazer gols em qualquer situação!

      Excluir
  4. Se a bola sair fora da área do pênalti eu posso trazer para dentro e pega lá com a mãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz! Obrigado pelo seu comentário aqui no "Jogando com Raça!". A resposta para a sua pergunta é SIM! Desde que a bola não tenha sido recuada para você por um jogador de sua própria equipe, ok!? Abraço e até mais!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá Giselly! Obrigado pelo seu comentário. Respondendo a sua pergunta, no LIVRO DE REGRAS DO FUTSAL, não existe uma Regra específica para os goleiros, mas sim, durante todo o livro, você encontra tópicos relacionados aos goleiros, principalmente em Regra 03 - NÚMERO DE ATLETAS; Regra 04 - EQUIPAMENTOS; Regra 10 - CONTAGEM DE GOLS; Regra 12 - FALTAS E INCORREÇÕES; Regra 13 - TIROS LIVRE; Regra 14 - PENALIDADE MÁXIMA; Regra 15 - TIRO LATERAL; Regra 16 - ARREMESSO DE META; Regra 17 - TIRO DE CANTO; Mas esta é uma boa sugestão para postagens futuras. Espero ter ajudado, até a próxima.

      Excluir
  6. Oie se a bola sai para a linha de fundo e eu pegar e chutar a gol e entrar a gol e válido ou até mesmo o atacante estiver na frente do goleiro e fazer o gol e válido???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Neste caso o gol não é válido, pelo fato de que a bola, na cobrança de ARREMESSO DE META, deverá ser reposta exclusivamente pelo goleiro, com o uso das mãos, não podendo ser chutada.

      Excluir
  7. Amigo, boa noite, eu vi uma resposta que acho não ter ficado bem claro pra mim. Quando o goleiro faz uma defesa e vai chutar a bola a fim de fazer o gol na trave do adversário, a bola tem que ser pingada ao chão antes do chute? já li todas as situações nas regras oficiais e não tirei minha dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado por sua participação! O debate é importante para o crescimento e aprimoramento do esporte, de modo geral. Você não encontrou esta REGRA no LIVRO DE REGRAS OFICIAIS porque ela não é uma "Regra oficial" mas sim uma CIRCULAR, ou seja, uma "Adaptação às Regras" que algumas Federações de Futsal determinam em suas competições de categorias menores (até o sub-14).
      Nesta adaptação, em específico, até a categoria sub-14, se a bola estiver dentro da área de defesa, ela não pode passar diretamente à meia quadra de ataque, sem que ao menos tenha sido jogada ou tocada na meia quadra de defesa. Isto para que se evite o chamado jogo aéreo (ligação direta do goleiro ao pivÔ) e se estimule o aprimoramento técnico.
      Segue um link para a sua pesquisa, para que tenha um exemplo do que é determinado pela Federação Paulista de Futsal.
      http://www.federacaopaulistadefutsal.com.br/comoficial002_15-%20Disposi%C3%A7%C3%B5es%20Iniciais%202015.pdf a partir do Artigo 42.

      Lembre-se que estas "Adaptações" aplicam-se apenas às categorias menores e somente por algumas Federações (não são todas).
      Nas categorias adultas a bola pode passar o meio da quadra normalmente.
      Espero ter contribuido! Até a próxima!

      Excluir
  8. Posso bater o tiro de meta da minha área direto pro meu atacante na outra área ?se ele fizer o gol sera valido?

    ResponderExcluir
  9. O adversário chuta pra fora,vou cobrar o tiro de meta e tem um jogador meu livre na outra área,posso lançar a bola direto pra ele? Se ele fizer o gol sera válido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio! Se for na categoria adulta pode sim! E o gol será válido. Porém, se for nas categorias menores (abaixo de sub-14) você precisará verificar as adaptações às regras estabelecidas pela sua Federação. Veja alguns comentários acima, ok!? Abraço e até a próxima!

      Excluir
  10. Um goleiro quando é substituído pelo goleiro linha ele pode jogar sem ser no gol ?
    Ou sua função é so no gol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre! Obrigado pela pergunta! Na verdade, o termo "goleiro-linha" significa a mesma coisa: GOLEIRO. Ambos, goleiro-linha ou goleiro fazem as mesmas coisas (podem pegar com as mãos dentro da área, cobram tiro de meta, etc...), as regras são as mesmas para ambos. As equipes apenas colocam um jogador de linha como goleiro (goleiro-linha) porque um jogador de linha tem mais habilidade em jogar com a bola nos pés... Mas existem casos em que o próprio goleiro faz a função de goleiro-linha. Espero ter sanado a sua dúvida. Forte abraço!

      Excluir
  11. Eu não se se você explicou e eu não entendi, mas de qualquer forma aqui vai minha pergunta: Se eu defender uma bola, ou seja, não é um arremesso de meta, e tiver a intenção de chutar direto à gol. Para que eu efetue meu chute é necessário que a bola toque primeiramente no chão ou posso dar "balão", como os goleiros de futebol de campo ? Pergunto isso porque já joguei torneios com as duas situações, desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não se preocupe, estamos aqui para debater o futsal e esclarecer todas as dúvidas. Vou direto a sua resposta: SIM, você pode dar "balão" para fazer o gol. Explico o motivo de você ter jogado torneios com as duas situações: - Algumas Federações do Brasil, até a categoria sub-14 orientam que a bola não passe o meio da quadra, vindo do goleiro, sem antes ter sido tocada na quadra de defesa... Isto tem gerado muitas dúvidas... Mas se você tiver mais de 15 anos, SIM, você já pode fazer gols sem que a bola toque primeiramente no chão antes de chutar... Espero ter ajudado... Abraço!

      Excluir
  12. Ola meu nome é Everson e sou goleiro. Queria tirar uma duvida. Em um certo lance do jogo a bola veio em minha direçao e eu estava com um pe fora da area e o outro pe dentro da area e a bola estava exatamente encima da linha da area penal. E peguei a bola com a mão sendo q não era um recuo. É valido esse tipo de lance ou é falta???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everson! Obrigado pela pergunta! Diferentemente de outras modalidades a regra do futsal não considera o local onde o atleta está pisando, mas sim o LOCAL ONDE A BOLA SE ENCONTRA naquele determinado momento... Portanto, conforme relatado por você, estando a bola exatamente sobre a linha da área, o lance seria válido e não seria falta. Até mais!

      Excluir
  13. Quando o goleiro vai pegar a bola com aa mãos,a bola tem que entrar completamente,ou a "sombra" da bola ja é o suficiente pra essa ação do goleiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francis! Suponho que esteja se referindo a bola entrar na área. Neste caso, a "Linha" da área já faz parte da área... Portanto, se uma pequena parte da bola já estiver tocando a linha o goleiro já pode pegá-la com as mãos. Obrigado pela pergunta! Abraço!

      Excluir
  14. Goleiro saiu com a bola pro ala o mesmo volta a bola pro goleiro ele pode pefa com as mãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Aliás neste caso o goleiro não poderá receber nem com os pés, ou seja, ele não pode receber em hipótese alguma novamente sem que antes a bola tenha sido jogada ou tocada por algum atleta adversário.

      Excluir
  15. Goleiro saiu com a bola pro ala o mesmo volta a bola pro goleiro ele pode pefa com as mãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael! Não. De acordo com as regras atuais do futsal, em hipótese alguma o goleiro pode receber um recuo vindo de sua equipe com as mãos. Abraço!

      Excluir
  16. Se o jogador bater o lateral para o goleiro,o goleiro pode pegar com a mão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. De acordo com as regras atuais do futsal, em hipótese alguma o goleiro pode receber um recuo vindo de sua equipe com as mãos.

      Excluir
  17. Se o jogador bater o lateral para o goleiro,o goleiro pode pegar com a mão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. De acordo com as regras atuais do futsal, em hipótese alguma o goleiro pode receber um recuo vindo de sua equipe com as mãos.

      Excluir
  18. Aconteceu um lance hoje que teve dúvidas de todos presentes. Vou relatar:
    Time A chutou e a bola foi para fora, o goleiro do time B viu que o goleiro não estava no gol e dentro de sua área ele jogou a bola no chão e ao pingar o goleiro chutou e fez o gol. É gol válido ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raphael! Obrigado pelo comentário! Suponho que a bola tenha saído pela linha de fundo e, portanto, seja ARREMESSO DE META. Neste caso o gol NÃO É VÁLIDO. Explico: a regra diz que o ARREMESSO DE META deve ser realizado com as MÃOS, pelo goleiro e que este não deve tocar na bola novamente, antes de a bola ter sido jogada por um adversário, caracterizando assim o segundo toque na bola. Forte abraço!

      Excluir
  19. A bola precisa passar para a quadra adversaria para mim poder tocar de volta para o meu goleiro depois posso ficar tocando de volta para o goleiro ou toda vez que for tocar para o goleiro ela terá que passar para quadra adversaria para poder tocar de volta para o goleiro? e caso recue antes de passar a quadra adversaria o que determina o arbito, uma cobrança de falta ou lateral para o adversario?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! De acordo com as regras atuais em vigor no futsal, o goleiro só poderá receber a bola uma única vez, em sua quadra de defesa, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada por um atleta adversário... Isso significa que mesmo que ela passe para a quadra adversária, você não poderá recuar para o seu goleiro, se ela não tiver sido tocada por algum atleta adversário e o seu goleiro estiver em sua quadra de defesa. Para que ele possa receber a bola "quantas vezes quiser" o seu goleiro deverá estar na meia quadra de ataque. Caso tenha alguma outra dúvida, estarei a disposição! Forte abraço!

      Excluir
  20. Boa noite. O goleiro joga a bola com a mão, e a mesma pega no goleiro adversário sem tocar em nenhum jogador e entra para o gol. Este gol e válido ou Não.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo! Sim! A regra diz que não será válido o gol feito com a mão (neste caso o goleiro) se a bola entrar diretamente no gol. Porém, como ela foi tocada pelo goleiro adversário, ela foi "jogada" antes de entrar no gol e por isso o gol é válido... Por isso a recomendação é para que o goleiro, caso perceba que a bola entrará diretamente no gol, vindo de um lançamento do outro goleiro, que saia da bola e deixe ela entrar diretamente no gol... Assim o gol não será válido! Espero ter respondido! Forte abraço!

      Excluir
  21. Olá. Sei que o goleiro tem apenas 4 segundos para se "livrar" da bola, mas se o adversario finalizar ou tocar errado e o goleiro ficar de posse dessa bola, a regra tbm conta dos 4 segundos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigado pelo comentário! Cada vez que o goleiro está de posse de bola, ele tem apenas 4 segundos para se "livrar" dela, mesmo que ela tenha vindo de um passe ou finalização do adversário. Lembrando que esta regra é válida apenas quando o goleiro está em sua meia quadra de defesa... Caso ele esteja na meia quadra de ataque, poderá ficar de posse de bola o tempo que quiser! Espero ter contribuído! Abraço!

      Excluir
  22. Olá, estou com uma dúvida, sou o goleiro e a bola está em jogo e chegou em minhas mãos de chute adversário, logo botei a bola no chão para um passe, a dominei e o marcador me marcou e antes de esgotar meu tempo de bola, a pego e a arremesso com a mão, alguma infração nesta jogada? os segundos de reposição do goleiro não são livres?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desde que você tenha pego a bola dentro da sua área na segunda vez, não há nada de irregular, tendo em vista que não foi um recuo. Com relação ao tempo para reposição do goleiro, ele existe SIM e é de 4" (4 segundos), inclusive, estando em sua meia quadra de defesa, com a bola em mãos ou nos pés, o goleiro só pode ficar de posse de bola por 4 segundos... Espero ter ajudado. Forte abraço!

      Excluir
  23. Opa, eu sou goleiro, rumei a bola com a mão da minha área, a bola bateu no goleiro e entrou, é considerado gol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Pelo fato de a bola ter sido tocada pelo goleiro adversário. Caso ela tivesse entrado sem bater em ninguém, o gol não seria valido.

      Excluir
  24. Quando um goleiro faz a defesa, ele pode fazer o gol com o pé sem encostar a bola no chão, ou ele tem q deixar ela quicar e depois chutar????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode fazer o gol sem que a bola seja tocada no chão SIM! Não existe na regra a obrigatoriedade de que a bola tenha que tocar o solo para depois ser chutada pelo goleiro.

      Excluir
  25. O atacante chuta pró gol, o goleiro rebate, sobra pro companheiro defensor, aí ele recua de volta pró goleiro... É legal?

    ResponderExcluir
  26. O atacante chuta a gol, o goleiro rebate, e sobra pro companheiro defensor, aí ele recua de volta pró goleiro.... É legal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pela pergunta! Sim... Desde que o goleiro não pegue a bola com as mãos, o lance é legal e caracteriza um primeiro recuo. Porém, o goleiro não poderá receber a bola novamente a menos que ela tenha sido jogada ou tocada por algum atleta adversário ou se ele (goleiro) não estiver na meia quadra de ataque. Espero ter ajudado... Abraço!

      Excluir
  27. Fiquei na dúvida em uma coisa. O goleiro pode arremessar a bola pro gol e marcar o gol, desde que a bola toque outro jogador antes. Mas o goleiro pode jogar a bola direto pro ataque sem ter tocado a quadra ou o jogador de defesa antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! De acordo com a regra, o goleiro pode sim lançar diretamente a bola para a quadra de ataque sem que ela tenha sido jogada na defesa. O que muitos confundem, são algumas "CIRCULARES de Adaptações à Regra" emitidas por algumas Federações de Futsal, determinando que a bola não ultrapasse diretamente o meio da quadra nas categorias de base (até o Sub-14), mas isso, repito, é somente em alguns Estados do Brasil. Nas categorias acima de Sub-16, a bola pode passar o meio da quadra normalmente.

      Excluir
  28. Olá. nas categorias menores o defensor tem uma falta para cobrar e quem cobra é o goleiro dentro de sua área penal e o chute ultrapassa a linha central, como proceder ? tiro indireto no centro da quadra ou lance normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valmir! Independente de quem cobra (goleiro ou jogador de linha), se a bola estiver dentro da área penal, ou sobre a linha da área penal defensiva, a bola não pode ultrapassar o meio da quadra sem que antes tenha tocado o solo ou em algum atleta na meia quadra de defesa. Neste caso deve ser SIM assinalado Tiro Livre Indireto, na linha que divide o centro da quadra e no lugar mais próximo de onde a bola passou.
      Obs.; somente nas Federações que adotam esta adequação à Regra até a categoria sub-14. Em algumas Federações é permitido, que a bola ultrapasse o meio da quadra.

      Excluir
  29. Qual a punição para goleiro ou jogador de linha se tocar na bola com a mão, e a mesma impedir o gol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso seja goleiro e ele estiver em sua área penal, não haverá nenhuma punição, pois o goleiro pode agarrar a bola com as mãos desde que esteja em sua área. Caso seja jogador de linha e de forma acintosa evitar com a mão que a bola entre no gol, deverá ser assinalado penalidade máxima e aplicar cartão vermelho à este atleta.

      Excluir
  30. Olá, eu sou o Lourival, o goleiro ao repor a bola, ele só poderá recebe a bola novamente na quadra adversária. Mas assisti um vídeo, sobre regras do goleiro, mas quando ele recebeu a bola na quadra adversária, foi marcado tiro livre indireto. Quem está certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lourival, obrigado por nos enviar a sua dúvida! Estando o goleiro na meia quadra de ataque, ele pode receber a bola (com os pés) quantas vezes quiser e permanecer com ela o tempo que quiser. Pelo que você escreveu não vejo motivos para que seja assinalado TL Indireto. Você teria o link do vídeo para que pudêssemos analisar melhor o lance? Fico no aguardo... Forte abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...