"Você pode estar na melhor equipe... Se não se superar, não superará o adversário."

terça-feira, 1 de maio de 2012

REGRAS DO FUTSAL 2012: ALTERAÇÕES E COMENTÁRIOS.

ATENÇÃO LEITOR: ESTAS REGRAS SOFRERAM ALTERAÇÕES. CASO QUEIRA CONSULTAR AS ATUALIZAÇÕES NAS REGRAS PARA A TEMPORADA 2013, VISUALIZE A POSTAGEM REGRAS DO FUTSAL 2013: ALTERAÇÕES, MOTIVOS E COMENTÁRIOS CLICANDO AQUI.

Assim como ocorre em, praticamente, todos os anos uma vez mais as regras do futsal sofreram alterações. Comparadas ao ano de 2011 elas foram poucas, mas ocorreram.

O XIII Congresso Nacional de Arbitragem de Futsal, deste ano, ocorreu em Gramado (RS). Durante o evento ocorreram palestras de diversas personalidades da modalidade, entre eles o Presidente da CBFS, Dr. Aécio de Borba Vasconcelos e o Diretor Nacional de Arbitragem, Sr. Paraguassu Fisch de Figueiredo, que oficializou as regras a serem adotadas nos certames nacionais em 2012, após aprovação da FIFA.

Segue, portanto abaixo, em itálico e sublinhado, as alterações, com relação ao ano de 2011 e que deverão ser adotadas já a partir do inicio do ano em todo o Brasil:

REGRA 12 - FALTAS E INCORREÇÕES
TIRO LIVRE INDIRETO
a)   Estando o goleiro com a bola em jogo:

4. (ALTERADA A REDAÇÃO) Após haver tocado na bola em qualquer parte da quadra ou arremessando-a com as mãos ou movimentando-a com os pés volta a recebê-la de um companheiro de equipe em sua meia quadra de jogo, de forma intencional, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário. O ato de receber a bola de um companheiro na quadra adversária e conduzi-la para sua meia quadra será considerada como segunda devolução e deverá ser punida com tiro indireto. Na quadra de ataque poderá receber normalmente a bola.

COMENTÁRIO: Apesar de ser facilmente interpretada, na forma como estava redigida anteriormente, a Regra deixava esta “brecha” e haviam jogadores e treinadores tirando proveito disso. Por isso foi acrescentado o termo “em qualquer parte da quadra”, para que não haja questionamento sobre a equipe de arbitragem com relação ao segundo recuo. É importante destacar que quando utiliza o termo “tocado na bola” inclui-se, portanto, as defesas rebatidas ou espalmadas do goleiro, não podendo um companheiro seu devolver a bola ao mesmo após ter praticado uma destas jogadas. Outro fator importante que diz respeito ao goleiro e deve ser observado neste item é o fato de o mesmo receber a bola de um companheiro na quadra adversária e conduzi-la para sua meia quadra, ou seja, se, estando no ataque, e por algum motivo (como por exemplo a pressão do adversário marcador) o goleiro conduz (carrega) a bola de volta a sua meia quadra de defesa (com o intuito de driblar ou fugir do marcador, por exemplo) será considerado segundo recuo, portanto tiro livre indireto contra a equipe do goleiro infrator.

REGRA 14 - PENALIDADE MÁXIMA

RECOMENDAÇÕES


i) (Incluída) Os árbitros devem identificar o jogador que vai executar a cobrança, mas não necessitam informar aos goleiros.




REGRA 15 - TIRO LATERAL


13 – (ALTERADA A REDAÇÃO) Se o goleiro cobrar o tiro lateral, ele não poderá receber a bola, em sua meia quadra vinda de companheiro enquanto a bola não tocar em jogador adversário. Se for um companheiro que executou a cobrança, o goleiro poderá receber uma vez em sua meia quadra, desde que não tenha tocado na bola no ataque. 

COMENTÁRIO: Novamente o intuito foi tornar a regra mais clara e objetiva. Assim como no arremesso de meta, a cobrança de tiro lateral já será considerada como o primeiro toque do goleiro em sua meia quadra defensiva, devendo o mesmo, caso deseje, receber o próximo passe já na meia quadra de ataque.

REGRA 16 - ARREMESSO DE META

7 – (ALTERADA A REDAÇÃO) Após o goleiro executar o arremesso de meta e a bola ter entrado em jogo, não poderá recebê-la de companheiro de equipe, em sua meia quadra, sem que a bola tenha antes sido jogada ou tocada por um adversário. 

PUNIÇÃO


c) Se o goleiro, após ter posto a bola em jogo a recebe de volta de um seu companheiro, toca ou controla a bola com as mãos, ou com os pés, em sua meia quadra, sem esta haver tocado em jogador adversário, sua equipe será punida com um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, com a bola colocada no local onde ocorreu a infração, salvo se ocorrido dentro de sua área penal, quando a bola será colocada sobre a linha da área e no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração; 



RECOMENDAÇÕES



a) Se após o arremesso de meta, a bola for devolvida voluntariamente ao goleiro, em sua meia quadra, sem que seja antes tocada por jogador adversário, os árbitros deverão penalizar com um tiro indireto;


COMENTÁRIO: Esta alteração da regra já havia entrado em vigor, no Brasil, na metade do ano passado. A partir desta alteração, possibilita-se que a equipe jogue com o goleiro linha após a cobrança do arremesso de meta, desde que o mesmo receba a bola já na quadra de ataque. Na regra anterior, quando não podia receber a bola em qualquer parte da quadra após o arremesso de meta, sem que antes tivesse sido jogada ou tocada por atleta adversário, limitava as opções de ataque com o goleiro linha e diminuía-se a possibilidade de introduzir as opções de estratégia ofensiva. Com relação ao termo “voluntariamente” cabe ao arbitro a interpretação e o julgamento se o atleta devolveu a bola ao goleiro de forma intencional ou não. Se na sua interpretação o árbitro julgar que a devolução não foi intencional e o goleiro tocar na bola “segue o lance” e a partida continua normalmente.


ANEXO II - DECISÃO POR PENALIDADES MÁXIMAS

h) (ALTERADO A REDAÇÃO) Estas penalidades máximas adicionais deverão ser executadas por jogadores que não tenham cobrado as 5 (cinco) primeiras penalidades máximas. Uma vez que todos tenham cobrado uma penalidade máxima os jogadores mencionados no item “c” continuarão com as cobranças de penalidades máximas até que seja apurado o vencedor.

COMENTÁRIO: Com a alteração da regra de “[...] continuarão com as cobranças de penalidades máximas na mesma ordem (regra de 2011) para “[...] continuarão com as cobranças de penalidades máximas até que seja apurado o vencedor” (regra atual), subentende-se que não há mais a necessidade de se repetir a sequência de cobradores que executaram as cobranças de penalidades máximas na primeira rodada de cobranças.


O fato é que, o futsal não é uma modalidade simples de se praticar. Suas regras são complexas e exigem uma intervenção rápida, sábia e atenta da equipe de arbitragem.

Durante o cotidiano de jogos e arbitragens as dúvidas vão surgindo e é necessário que os árbitros, anotadores e cronometristas, bem como todos os demais profissionais da área (Organizadores, Dirigentes, Treinadores) tenham o hábito de consultar o Livro Nacional de Regras atualizado frequentemente, para que nosso querido futsal continue a aprimorar-se e evoluir.

Referências:

ALTERAÇÕES NAS REGRAS DE FUTSAL PARA 2012. FPFS. Disponível em: <http://www.futsal.com.br/noticias/noticia.asp?NumeroID=39155> Acesso em: 22 de abril de 2012.

LIVRO NACIONAL DE REGRAS DE FUTSAL 2012. CBFS. Disponível em: <http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/Livro_de_Regras_2012.pdf> Acesso em: 22 de abril de 2012.

7 comentários:

  1. adorei o site muito detalhado é otimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço! Tento contribuir da melhor forma... Através dos comentários podemos manter um dialogo e juntos somamos ao nosso querido futsal. Abraço, continue visitando e comentando no "Jogando com Raça!".

      Excluir
  2. é mito detalhado esse site só o seguinte sendo muito detalhado fica meio confusso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok! Obrigado por acessar o “Jogando com Raça!”. Continue opinando e deixando seus recados, eles são muito importantes! Tentaremos melhorar sempre!!! Abraço...

      Excluir
  3. Muito bom o blog...
    Uma pergunta!!!
    Se o goleiro defender agarrando a bola com as mãos e a largar no chão ele poderá pegar ela novamente ou não??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pela visita! Partindo do princípio de que a bola não foi recuada por um companheiro de equipe do goleiro e que o mesmo está, ainda, dentro de sua área penal, sim, ele pode voltar a pegá-la com as mãos novamente, desde que o limite de tempo seja respeitado (4 segundos). Abraço e continue interagindo, somente assim contribuiremos para o crescimento do nosso querido futsal.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...