"Você pode estar na melhor equipe... Se não se superar, não superará o adversário."

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

2011, UM ANO QUE PROMETE PARA O FUTSAL!

Ao longo dos anos o futsal vem sofrendo algumas alterações em sua regra. Com isto a Federação Internacional de Futebol – FIFA, entidade máxima, hoje, na modalidade, pretende difundir a prática do futsal pelo mundo, ou seja, popularizar o “esporte da bola pesada” tornando-o mais praticável.
Na verdade, estas novas regras já estão em vigor desde o final de setembro de 2010 em competições internacionais da modalidade, tais como o 6º Grand Prix de Futsal, o Campeonato Sul-Americano sub-20, o I Torneio Mundial de Futsal Feminino, além dos jogos amistosos da Seleção Brasileira. Porém, devido ao fato de as competições nacionais já estarem em andamento, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão – CBFS decidiu que, no Brasil, elas só passariam a valer a partir de janeiro de 2011.

O fato é que, na maioria das rodas de conversas, os praticantes da modalidade, aparentemente estão considerando apenas duas mudanças básicas nas regras do jogo, que dizem respeito às atuações do goleiro e aos lances que ocorrem após o apito final do cronômetro. Porém não são apenas estas as alterações em que atletas, membros de comissões técnicas e árbitros terão que se adaptar.

Inúmeras outras alterações entraram em vigor desde 1º de janeiro de 2011. Demarcações na quadra, atuações do técnico, número mínimo de jogadores para que a partida seja iniciada, cobrança de tiro lateral, entre outras, estão entre as mudanças.
Por este motivo, publicarei nos próximos dias as principais mudanças na regra da modalidade, e discutirei a forma como as mesmas poderão interferir nas partes técnica e tática da partida. Sem dúvidas, 2011 promete muito mais emoção aos jogos do nosso querido futsal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...