"Você pode estar na melhor equipe... Se não se superar, não superará o adversário."

sábado, 15 de dezembro de 2012

QUADRA DE FUTSAL: DENOMINAÇÕES OFICIAIS DAS LINHAS DEMARCATÓRIAS


Quero agradecer aos acessos e contatos de estudantes de Educação Física que visitam o “Jogando com Raça!” em busca de informações e subsídios que complementam seus estudos acadêmicos, sobretudo no Futsal. Já os considero colegas de profissão e em breve estaremos atuando juntos nas quadras!

Entre os contatos, recebi algumas solicitações de pessoas que querem conhecer melhor a quadra de futsal, suas linhas/demarcações, distâncias regulamentares e demais disposições.

Concordo quando comentam sobre a complexidade do Futsal, entendo que as regras do mesmo sejam verdadeiramente detalhadas e que necessitam de muitas análises, sobretudo aos iniciantes e estudantes.

Assim, com o intuito de contribuir, segue abaixo a imagem de uma Quadra Oficial de Futsal, com as denominações de suas linhas demarcatórias conforme a Regra 01 – Quadra de Jogo.

Clique na imagem para Ampliar

Regra 01 – Quadra de Jogo (Resumo)

1-DIMENSÕES
A quadra de  jogo  será  um  retângulo  tendo  um  comprimento  mínimo  de 25 metros e máximo de 42 metros e a largura mínima de 16 metros e máxima de 25 metros.
(...)
d) As quadras devem possuir, obrigatoriamente, em perfeitas condições de uso e visibilidade para o público, jogadores, membros da comissão técnica e para a equipe de arbitragem, placar ou mostrador, onde serão fixados ou indicados os tentos da partida e o cronômetro eletrônico para controle do tempo de jogo.

2- PARTIDAS INTERNACIONAIS
Para as partidas internacionais a quadra de jogo deverá ter um comprimento mínimo de 38  metros  e  máximo  de  42  metros  e  ter  a  largura  mínima de 20 metros e a máxima de 25 metros.

3- MARCAÇÃO DA QUADRA
Todas as linhas demarcatórias da quadra deverão ser bem visíveis, com 8 (oito) centímetros de largura e pertencer as zonas que demarcam.
a) As linhas limítrofes de maior comprimento denominamse linhas laterais e as de menor comprimento linhas de meta;
b) Na metade da quadra será traçada uma linha divisória, de uma extremidade a outra das linhas laterais, equidistantes às linhas de meta;
(...)
e) Ao redor do pequeno círculo será fixado o círculo central da quadra com um
raio de 3 (três) metros.

4- ÁREA PENAL
A área penal, situada em ambas as extremidades da superfície de jogo, será demarcada da seguinte forma: A 6 (seis) metros de distância de cada poste de meta, parte externa, haverá um semicírculo perpendicular à linha de meta que se estenderá ao interior da quadra  com  um  raio  de  6  (seis)  metros.  A parte  superior  deste  semicírculo será uma linha reta de 3,16 metros, paralela a linha de meta, entre os postes. A superfície dentro deste semicírculo denominase área penal. A linha curva que marca o limite exterior da área penal denominase como linha da área penal e faz parte da área.

5- PENALIDADE MÁXIMA
A distância de 6 (seis) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta e assinalada por um pequeno círculo de 10 (dez) centímetros de raio, será marcado o respectivo local para a cobrança da penalidade máxima.

6- TIRO LIVRE SEM BARREIRA
A distância de 10 (dez) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta, serão marcados retângulos de 10  (dez)  por  8  (oito)  centímetros,  de  onde  serão  cobrados os tiros livres sem barreira.
À distância de 5 (cinco) metros da marca do tiro livre para a direita e para a esquerda, serão feitas marcas, para sinalizar a distância mínima que os jogadores  podem  ficar  na  cobrança  dos  tiros  livres  dos  10  (dez)  metros. 

7- TIRO DE CANTO
Nos quatro cantos da quadra, no encontro das linhas laterais com as linhas de meta serão demarcados  1/4  (um  quarto)  de  círculo  com  25  centímetros de raio, de onde serão cobrados os tiros de canto. (...)

8- ZONA DE SUBSTITUIÇÕES E ÁREA TÉCNICA
1. É o espaço determinado na linha lateral, do lado onde se encontra a mesa de anotações e  cronometragem,  iniciandose a uma distância de 5  (cinco) metros para cada lado, partindo da linha divisória do meio da quadra, onde inicia  a  zona  de  substituição.  Para cada  zona  haverá  um  espaço  de 5 (cinco) metros, localizado em frente ao banco de reservas das equipes, (...) Este espaço de 5 (cinco) metros situado entre estas linhas de 80 (oitenta) centímetros os jogadores deverão entrar e sair  da  quadra  por  ocasião  das  substituições(...).
2.  A área técnica deverá ser marcada junto à zona de substituições, a uma distância de 0,75 (setenta e cinco) centímetros da linha lateral, no mesmo alinhamento  do  início  da  zona  de  substituições  e  terminando  1  (um) metro após o término da zona de substituições, fechando até o alinhamento dos bancos de reservas, onde o técnico ou treinador poderá permanecer em pé e passar as instruções para sua equipe.

9- METAS
As metas serão colocadas no centro de cada linha de meta. Serão formadas por dois postes verticais separados em 3  (três)  metros  entre  eles  (medida interior) e ligados por um travessão horizontal cuja medida livre interior estará a 2 (dois) metros do solo (...).

10- SEGURANÇA
As metas podem  ser  portáteis,  mas  devem  ser,  preferencialmente,  fixadas firmemente ao solo durante as partidas, de maneira que não caiam sobre os jogadores. 

11 - SUPERFÍCIES DE JOGO
A superfície de jogo deverá ser lisa, estar livre de asperezas e não ser abrasiva. O seu piso será construído de madeira, material sintético ou cimento, rigorosamente nivelado, sem declives, nem depressões, prevenindo escorregões e acidentes.

12 - DECISÕES
1.  Perpendiculares as linhas de meta e para fora da superfície de jogo, deverá  ser  feita  uma  marca  (...) a uma distância de 5 (cinco) metros da união da parte externa das linhas laterais com as linhas de meta,  para  regular  a  distância  que  os  jogadores  devem  permanecer por ocasião da cobrança dos tiros de canto e laterais. Os jogadores não necessitam ficar a 5 (cinco) metros da linha lateral, mas devem  ficar  a uma distância de 5 (cinco) metros da bola.

RECOMENDAÇÕES:
(...)
f) Não serão permitidas marcações na quadra de jogo que não estão previstas.


As Regras Oficiais podem ser vistas, na íntegra, no site da C.B.F.S. através do link: http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/Livro_de_Regras_2012.pdf

32 comentários:

  1. nossa brigadinhahh////

    ResponderExcluir
  2. nossa' .. bbm completa .. vlw ((;

    ResponderExcluir
  3. legal obrigadão me ajudou pra uma prova!!! abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ajudo msm, menos esse teu portugues colega o certo o brigadao naum obrigadao

      Excluir
    2. cara ele escreve do jeito q acha melhor sem vc da palpite nenhum vc poderia ter felado alguma coisa se ele estivesse pedindo a sua opinião mas como não pediu fica queto na sua, vai tomar vergonha na cara!! MULEKE

      Excluir
  4. Só faltou as medidas e pesos da bola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! As medidas e pesos das bolas para as diferentes faixas etárias estão na postagem REGRAS DO FUTSAL 2013: REGRA 02 - A BOLA, disponível em: http://jogandocomraca.blogspot.com.br/2013/08/regras-do-futsal-2013-regra-02-bola.html
      Abraço!

      Excluir
  5. vlw vai pro meu trabalho

    ResponderExcluir
  6. vlw, Brigadão mi ajudou...

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma área disponível de 18X30 metros, na qual gostaria de fazer uma quadra de futsal. Pergunto o seguinte: estas medidas internas da quadra são mantidas constantes, independente da área disponível? Ou são proporcionais? A pergunta prende-se ao fato de não me ficou bem claro, tendo em vista que só são informado as medida externas, máximas e mínimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem, as medidas internas da quadra (área penal, circulo central, tiro livre direto etc.) são mantidas há muitos anos. Portanto não são proporcionais, mas sim, fixas! Porém, se você pretende fazer uma quadra oficial, com suas medidas de 18x30 não será possível, pois você terá uma quadra considerada muito pequena, já que as medidas mínimas são 16mx25m, além disso, é aconselhável uma área de escape de 1,5 metros de cada lado. Faz algum tempo que as principais federações e, inclusive, a C.B.F.S. utilizam quadras de, no mínimo, 20x40m em seus certames principais, sendo permitidas quadras com medidas um pouco menores que estas (20x40) em certames de acesso/inferiores. Lembrando que, de acordo com a regra, a quadra de futsal deverá ser sempre RETANGULAR. Para maiores informações visite a postagem REGRAS DO FUTSAL 2013: REGRA 1 – QUADRA DE JOGO (https://jogandocomraca.blogspot.com/b/post-preview?token=b-JvrEYBAAA.qWtkiouL8-rjlJf0gM8xxA.jJSQuK2dMRr3AapNFdtWZQ&postId=4173629793195270559&type=POST).
      Espero ter contribuído! Forte abraço!


      Excluir
  8. vlw muito bom! 15 pontinhos primeiro semestre conpletooooooooooooo! Brigadinhaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada me ajudou muito.Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  10. de zoa cara tirei 10 na prova de ed. fisica valeno 10

    ResponderExcluir
  11. Pode fazer gol com as mãos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme a REGRA 10, item 6, “Não será válido o gol originado de qualquer arremesso de meta ou arremesso do goleiro, com as mãos, salvo se a bola, em sua trajetória, tocar ou for tocada por qualquer jogador, inclusive o goleiro adversário. Se a bola penetrar diretamente o gol não será válido, será executado arremesso de meta.”

      Excluir
  12. Cara eu queria as linhas demarcatória de maior na quadra de futsal

    ResponderExcluir
  13. Me ajudou muito pra um trabalho

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...