"Você pode estar na melhor equipe... Se não se superar, não superará o adversário."

domingo, 24 de março de 2013

ADAPTAÇÕES DAS REGRAS PARA AS CATEGORIAS SUB-07 E SUB-08

Como sabemos, no Estado de São Paulo, as Regras para as categorias menores possuem algumas adaptações. A intenção do departamento Técnico da FPFS com isto é, entre outros, favorecer o desenvolvimento técnico da modalidade desde as categorias de base e evitar as jogadas "aéreas", exageradamente exploradas por alguns treinadores desta categoria.

Tenho recebido muita procura por informações a respeito destas adaptações das regras para as categorias menores, de forma a transmitir a Circular da FPFS n°. 020/2013 - ADAPTAÇÕES DAS REGRAS com o intuito de contribuir com os que trabalham com estas categorias.

Lembro a todos que, além destas adaptações, as categorias SUB-7 e SUB-8, também estão submetidas as adaptações das regras para as categorias de base, conforme Comunicado Oficial da FPFS nº 006/2006 (veja a postagem Futsal: Regras Adaptadas para as categorias de base).

Segue, portanto, a Circular n°. 020/2013 - ADAPTAÇÕES DAS REGRAS da FPFS. 

   
ADAPTAÇÕES DAS REGRAS PARA AS CATEGORIAS SUB 07 E SUB 08

I - Considerando que as equipes disputantes das categorias Sub 7 e Sub 8 solicitaram providências no sentido de se evitar o chamado "futsal aéreo ";

II- Considerando o jogo experimental realizado no dia 2 de fevereiro no Ginásio Pres. Ciro I, com a presença de todas as equipes disputantes das referidas categorias Resolve, após ouvir o Departamento Técnico:

ADEQUAR:
REGRA 16 - ARREMESSO DE META
ITEM 4:

Quando da execução de um arremesso de meta os jogadores da equipe adversária deverão obrigatoriamente estar colocados atrás da marca do tiro dos 10 metros podendo adentrar este espaço somente após o goleiro executar o arremesso de meta e a bola ter entrado em jogo.

Recomendações:
- Os árbitros deverão ter como base para esta distância a marcação do tiro livre dos dez metros. - Em caso onde os jogadores da equipe adversária invadirem o espaço antes do arremesso, o mesmo deverá ser repetido.

REGRA 16 - ARREMESSO DE META

a) Após o goleiro executar o arremesso de meta e a bola ter entrado em jogo, o jogador obrigatoriamente não poderá transferir a bola para quadra de ataque em apenas um toque ou chute, podendo somente o fazer a partir do segundo toque deste ou de qualquer outro atleta. Punição: Caso ocorra a infração, o árbitro deverá marcar tiro livre indireto, na linha central da quadra no local mais próximo de onde a bola ultrapassou a mesma.

REGRA 15 - TIRO LATERAL

7- Se um jogador executar o tiro lateral contra a meta adversária, o tento só será valido após ter havido obrigatoriamente três toques na bola executados por jogadores da mesma equipe. Se penetrar no gol diretamente ou ter ocorrido apenas o segundo ou ainda o terceiro toque ocorrer ao atingir ou ser dado pelo jogador adversário, o gol não será válido, sendo reiniciado o jogo com arremesso de meta em favor da equipe adversária.

RECOMENDAÇÕES GERAIS:
- É obrigatório o uso dos coletes pelos atletas nos bancos de reserva.

Fonte: Federação Paulista de Futebol de Salão (http://www.futsal.com.br/noticias/noticia.asp?NumeroID=41931) Acesso em: 24/03/2013.

2 comentários:

  1. Bom dia professor Donato, gostaria de receber as regras na íntegra, se o senhor puder encaminhar ao meu e-mail ficaria grato. adriano.silva.futsal@gmail.com
    obrigado...

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo! Segue o link abaixo... Forte abraço!
    http://www.cbfs.com.br/2015/futsal/regras/livro_nacional_de_regras_2017.pdf

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...