"Você pode estar na melhor equipe... Se não se superar, não superará o adversário."

domingo, 17 de março de 2013

REGRAS DO FUTSAL 2013: ALTERAÇÕES, MOTIVOS E COMENTÁRIOS

Este ano, as alterações das Regras de Futsal foram focadas, tanto pelo departamento de arbitragem da FIFA, quanto pela International Football Association Board (IFAB), em instruções e diretrizes que interferem no jogo de Futsal, devido suas interpretações colocando, inclusive, os árbitros em situações polêmicas, devido a brechas, na Lei do Jogo de Futsal, que vinham sendo exploradas por algumas equipes.

Transmitirei, portanto abaixo, apenas o NOVO TEXTO da regra, sem alterações e fazendo os comentários quando considerar oportuno, de forma a contribuir para a elucidação da redação. Abaixo a postagem, a fim de comparação, seguirá, na íntegra, o TEXTO ANTERIOR (2012) juntamente ao NOVO TEXTO (2013).


REGRAS DE JOGO E DECISÕES DA IFAB

REGRA 1 – A SUPERFÍCIE DE JOGO

Placas de publicidade ao redor da quadra de jogo
A publicidade vertical, se existir, deverá estar a:
1 – Um metro das linhas laterais, exceto nas áreas técnicas e zonas de substituições, que proíbe qualquer publicidade.
2 – A mesma distância a partir da linha de meta com a profundidade das redes do gol.
3 – A um metro da rede do gol.
Motivo: Decisão da IFAB: Não haverá publicidade vertical, a menos de um metro da rede de meta para que os árbitros consigam visualizar a rede de meta sem nenhum obstáculo.




REGRA 3 – NÚMERO DE JOGADORES

Até agora, as Regras de Jogo de Futsal (Regra 3), só permitiam um número máximo de 7 (sete) substitutos designados. Com a crescente popularidade e um maior número de competições de futsal, assim como pelo formato habitual de competições com diversos jogos seguidos, tornava-se necessário permitir um maior número de jogadores, por jogo.

NOVO TEXTO (2013)

Competições oficiais

Podem ser utilizados até ao máximo de nove substitutos em qualquer jogo disputado numa competição oficial organizada pela FIFA, pelas confederações ou federações membro.

Os regulamentos das competições estabelecerão quantos substitutos poderão ser designados, até ao máximo de nove.

MOTIVO: Esta alteração ajuda a prevenir lesões a longo prazo como resultado de serem disputados vários jogos seguidos. Em qualquer caso, os regulamentos de cada competição podem definir o número de substitutos.


INTERPRETAÇÃO DAS LEIS DO JOGO DE FUTSAL E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

NOVO TEXTO (2013)

Se um substituto assim designado entra na superfície de jogo no lugar de um jogador assim designado, antes do início do jogo e sem que tenha notificado os árbitros ou árbitros assistentes:

• os árbitros permitirão que o substituto assim designado continue a disputar o jogo;
• não se adotarão medidas disciplinares contra o substituto assim designado;
• o árbitro reportará a ocorrência à entidade Organizadora;

MOTIVO: Decisão do IFAB – são frequentemente efetuadas substituições antes de se iniciar o jogo e após terem sido comunicados à equipe de arbitragem os nomes de jogadores e substitutos. Normalmente, isso acontece como consequência da lesão de um jogador durante o aquecimento. Se os elementos da equipe de arbitragem são informados da troca, tal é permitido, mas torna-se necessário clarificar o procedimento, caso não sejam informados da mesma.
COMENTÁRIO: A substituição, sem prévio aviso, de um atleta relacionado e informado pela equipe, através da “pré-súmula” dos atletas iniciantes, aos árbitros, deixa de ser uma violação da Regra, mas sim do Regulamento da Competição, cabendo aos Organizadores (e não mais aos árbitros) a devida punição a equipe infratora, baseado no Relatório dos árbitros.


REGRA 4 – EQUIPAMENTO DOS JOGADORES

INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO DE FUTSAL E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

NOVO TEXTO (2013)

meias – se é usada fita adesiva (tape) ou um material similar, na parte exterior da meia, este deverá ser da mesma cor que o setor das meias onde está aplicado;


MOTIVO: Decisão do IFAB – existe um número crescente de jogadores utilizando demasiada fita adesiva, no exterior das meias. Isto traduz-se por uma multiplicidade de cores, alterando o aspeto visual das meias, podendo causar confusão entre os árbitros, necessitados por vezes de verificar atentamente as meias, para determinar quem jogou a bola pela última vez, antes de sair da superfície de jogo.

COMENTÁRIO: Utilizar fita adesiva da mesma cor, não significa “utilizar fita adesiva transparente”. Portanto, a utilização de fita transparente sobre as meias continua não sendo permitida.


EQUIPAMENTOS SUPLEMENTARES


NOVO TEXTO (2013)

O uso de sistemas de comunicação eletrônica entre jogadores e/ou equipe técnica, não é permitido.
MOTIVO: Decisão do IFAB – a redação anterior de “sistemas de radiocomunicação” não reflete os avanços Tecnológicos.





REGRA 7 – DURAÇÃO DO JOGO


FIM DOS PERÍODOS DE JOGO

NOVO TEXTO (2013)

O cronometrista indica o fim de cada período com um sinal acústico. Após ouvir o sinal acústico do cronometrista, um dos árbitros anuncia o final do período ou do jogo com o seu apito, tendo em consideração o seguinte:

• se tiver de ser executado ou repetido um tiro livre direto da marca de 10 metros ou um tiro livre direto, a partir da sexta falta acumulada, o período em questão é prolongado até o tiro ser executado; 
• se tiver de ser executado ou repetido um pênalti, o período em questão é prolongado até o pênalti ser executado;

Se a bola tiver sido jogada na direção de uma das balizas, os árbitros devem esperar que o chute surta o seu efeito mesmo que o cronometrista acione o sinal acústico. O período termina quando:

• a bola vá diretamente para a baliza e se marque gol;
• a bola saia dos limites da superfície de jogo;
• a bola toque no goleiro ou outro jogador defensor, nos postes da baliza, na barra transversal ou no solo, atravessando a linha de baliza e se marque gol;
• o goleiro ou outro jogador defensor toque a bola ou esta ressalte dos postes da baliza ou da barra transversal, não atravessando a linha de baliza;
bola toque qualquer jogador da equipe que a jogou, exceto se tinha sido executado um tiro livre indireto e, após tocado por outro jogador, se dirigia para a baliza adversária;
• não tenha sido cometida nenhuma infração sancionada com tiro livre direto, tiro livre indireto ou pênalti e um tiro livre direto, tiro livre indireto ou grande penalidade não tenha que ser repetido.


Se tiver sido cometida uma infração, neste período, sancionável com um tiro livre direto após a 5ª falta acumulada de uma das equipes ou com um pênalti, o período termina quando:

• a bola não é rematada diretamente à baliza;
• a bola vai diretamente para a baliza e um gol é marcado;
• a bola saia dos limites da superfície de jogo;
• a bola toca um ou ambos os postes, a barra, o goleiro ou outro defensor e é marcado gol;
• a bola toca um ou ambos os postes, a barra, o goleiro ou outro defensor e não é marcado gol;
não é cometida nenhuma infração sancionável com tiro livre direto, tiro livre indireto ou pênalti;

Se tiver sido cometida uma infração, neste período, sancionável com um tiro livre indireto, o período termina quando:

a bola vai diretamente para a baliza, sem ser tocada por outro jogador durante a trajetória ou tocando os postes ou a barra, caso em que o gol não será válido;
• a bola saia dos limites da superfície de jogo;
• a bola toca um ou ambos os postes ou a barra, após tocar o goleiro ou outro jogador de equipe diferente da que beneficiou do mesmo, e é marcado gol;
• a bola toca um ou ambos os postes ou a barra, após tocar o goleiro ou outro jogador de equipe diferente da que beneficiou do mesmo, e não é marcado gol;
não é cometida nenhuma infração sancionável com tiro livre direto, tiro livre indireto ou pênalti;

MOTIVO: O texto anterior era incongruente, uma vez que se a bola tocava um defensor que não o goleiro, entrando na sua baliza, o gol não era válido; de igual forma, não estava de acordo com o espírito de Fair-play, permitindo-se que ao poder cometer-se uma infração que, não sendo sancionável com pênalti ou tiro livre direto após a 5ª falta acumulada, o período ou o jogo terminariam, o que poderia originar a que, em casos extremos, se cometessem infrações para alterar o resultado de um jogo.

COMENTÁRIO: Com o NOVO TEXTO, mesmo que a bola toque em um adversário (que não seja o goleiro) o árbitro deverá esperar o término da trajetória da bola e verificar se o gol será efetuado. Na redação até 2012, se a bola tocasse em algum atleta da mesma equipe do jogador que disparou o chute ou em um adversário que não fosse o goleiro o lance se dava por encerrado.

Outra alteração importante no que diz respeito ao encerramento do período ou da partida é o de que será acrescido o tempo que for necessário para que seja cobrada uma nova infração para ambas as equipes. Isto significa que, se uma das equipes tiver, durante a cobrança de uma infração (mesmo que o cronômetro já esteja “zerado”) e ocorrer uma nova infração de Tiro Livre Direto ou Indireto, antes ou após a sexta falta acumulativa ou tiro penal, durante esta cobrança com o cronômetro “zerado” será realizada uma nova cobrança (o jogo não será encerrado) e isto se repetirá quantas vezes forem necessárias até que seja definido o lance sem a ocorrência de infrações, momento em que a partida ou o período será encerrado pelo árbitro.


REGRA 8 – INÍCIO E REINÍCIO DO JOGO

NOVO TEXTO (2013)

Bola ao solo
(…)

Infrações e sanções

O lançamento de bola ao solo deve ser repetido, no mesmo local do lançamento inicial:
(…)

Se a bola entra diretamente na baliza, após tocar o solo e sendo subsequentemente tocada ou jogada por um jogador:

• um arremesso de meta será concedido se a bola entra na baliza do adversário;
• um tiro de canto será concedido se a bola é entra na própria baliza;

MOTIVO: Decisão do IFAB – têm acontecido situações em que foram marcados gols, a partir de lançamentos de bola ao solo sem disputa. Tal fato origina um acréscimo de pressão nos árbitros, obrigado a permitir a anotação do gol. Assiste-se depois a atos e situações em que os adversários da equipe que sofre o gol permitem que, sem oposição, aquela reequilibre o marcador. Contudo, tal poderá não acontecer, originando graves problemas.

COMENTÁRIO: Com relação às jogadas onde o árbitro reinicia o jogo com “bola ao chão”, este não precisará mais preocupar-se em colocar o próprio corpo entre a bola e a meta adversária (para evitar que o atacante chute a bola ao gol e assinale o tento de forma anti-desportista) ou solicitar para que o atacante “retribua gentilmente” a bola ao adversário, pois a partir de agora a Regra deixa claro que não será valido o gol originário diretamente de bola ao chão.


REGRA 12 – FALTAS E INCORREÇÕES

INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO DE FUTSAL E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

SANÇÕES DISCIPLINARES

NOVO TEXTO  (2013)

Existem circunstâncias nas quais se requer uma advertência por comportamento antidesportivo quando um jogador toca a bola deliberadamente com a mão, por exemplo, quando o jogador:

• toca deliberadamente a bola com a mão para impedir que um adversário a receba;

MOTIVO: Decisão do IFAB – torna-se muito mais importante punir a consequência que o fato de ser ou não manifesto. Com efeito, o ato de jogar a bola com a mão poderá ser imperceptível, apesar de determinante. Além disso, torna-se difícil definir o que significa “manifestamente” e por conseguinte encontrar uniformidade de interpretação, especialmente entre árbitros de diferentes países ou confederações, com diferentes experiências. Apagando a palavra “manifestamente” e definindo que, se ao tocar a bola com a mão impediu o adversário de ganhar a posse da bola o jogador deverá ser advertido, facilita-se a interpretação.

COMENTÁRIO: Nesta Regra apenas retirou-se o termo “manifestamente” que gerava divergências de interpretações pelos diferentes cantos do mundo. Importante salientar que, no Futsal, o lance de “mão” deve ser interpretativo pelo árbitro com relação a punição ao atleta infrator, porém caso este atleta, mesmo sem intenção, ampliou com o uso das mãos ou braços sua “área de atuação” e a bola bate nas suas “mãos” (ou braços) e o adversário deste não pode dar segmento em sua vantagem ou posse de bola, a infração deve ser assinalada SIM.

INFRAÇÕES COMETIDAS PELO GOLEIRO

NOVO TEXTO (2013)

Infrações cometidas pelo goleiro;

O goleiro não pode tocar a bola na sua própria metade da superfície de jogo nas seguintes circunstâncias:
• Se controla a bola durante mais de 4 segundos, seja:
- com as mãos na sua área de grande penalidade;
- com os pés na sua própria metade da superfície de jogo;
- com as mãos na sua área de meta e com os pés na sua própria metade da superfície de jogo.

Em todos estes casos, o árbitro mais próximo do goleiro deve fazer obrigatoriamente a contagem visível dos 4 segundos.

• Se, depois de jogar a bola, lhe tocar novamente na sua própria metade da superfície de jogo, após ter sido deliberadamente jogada para si por um colega de equipe sem ter sido jogada ou tocada por um adversário;
- considera-se que o goleiro joga a bola quando lhe toca com qualquer parte do seu corpo, exceto se a bola ressalta acidentalmente nele;

MOTIVO: Existia um lapso na Edição em língua inglesa, que como se sabe, é prevalecente em caso de litígio.

COMENTÁRIO: Permanecem os critérios dos 4 segundos e dos “dois recuos” ao goleiro em sua meia-quadra dos anos anteriores. Acredito que a principal alteração nesta Regra é que, a partir de agora, caso um atleta adversário tenha desferido um chute ao gol e o goleiro, após efetuar a defesa, receba a bola novamente de um companheiro de equipe, NÃO será assinalado Tiro Livre Indireto contra este goleiro. Exemplificando: Um atleta adversário chuta a bola ao gol; o goleiro pratica a defesa da jogada espalmando a bola; a bola fica de posse da equipe do goleiro que acabou de realizar a defesa; este atleta (da mesma equipe do goleiro) poderá, caso queira, voltar a bola para este goleiro jogar com os pés e NÃO SERÁ CONSIDERADO SEGUNDO RECUO pois o goleiro não teve o domínio da bola. Portanto, o árbitro interpretará se o goleiro teve o domínio da bola ou não antes de levantar um dos braços manifestando visivelmente e caracterizando o primeiro recuo ou não.

Portanto, estas foram as alterações realizadas e aprovadas pela FIFA e pela IFAB para a temporada 2013. Assim que publicado o Novo Livro de Regras para a Temporada 2013, publicarei todas as Regras do Futsal na íntegra aqui no “Jogando com Raça!”.

Segue abaixo o texto na íntegra com as Regras de 2012 e 2013, para que possam realizar as devidas comparações nas redações de ambos e sobre as quais sofreram alterações. 

Desejo uma ótima temporada a todos! Forte abraço!!!



=============================================================================

REGRAS DE JOGO E DECISÕES DA IFAB

REGRA 1 – A SUPERFICIE DE JOGO

Placas de publicidade ao redor da quadra de jogo
A publicidade vertical, se existir, deverá estar a:
1 – Um metro das linhas laterais, exceto nas áreas técnicas e zonas de substituições, que proíbe qualquer publicidade.
2 – A mesma distância a partir da linha de meta com a profundidade das redes do gol.
3 – A um metro da rede do gol.
Motivo: Decisão da IFAB: Não haverá publicidade vertical, a menos de um metro da rede de meta para que os árbitros consigam visualizar a rede de meta sem nenhum obstáculo.

REGRA 3 – NÚMERO DE JOGADORES

Até agora, as Regras de Jogo de Futsal (Regra 3), só permitiam um número máximo de 7 (sete) substitutos designados. Com a crescente popularidade e um maior número de competições de futsal, assim como pelo formato habitual de competições com bastantes jogos seguidos, tornava-se necessário permitir um maior número de jogadores, por jogo.

TEXTO ATUAL (2012)

Competições oficiais

Podem ser usados no máximo sete substitutos em qualquer jogo disputado numa competição oficial organizada pela FIFA, pelas confederações ou federações membro.

NOVO TEXTO (2013)

Competições oficiais

Podem ser utilizados até ao máximo de nove substitutos em qualquer jogo disputado numa competição oficial organizada pela FIFA, pelas confederações ou federações membro.
Os regulamentos da competição estabelecerão quantos substitutos poderão ser designados, até ao máximo de nove.

MOTIVO: Esta alteração ajuda a prevenir lesões no longo prazo como resultado de serem jogados vários jogos seguidos. Em qualquer caso, os regulamentos de cada competição podem definir o número de substitutos.


INTERPRETAÇÃO DAS LEIS DO JOGO DE FUTSAL E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

TEXTO ATUAL (2012)

Se um substituto indicado substitui um jogador antes do início do jogo sem que os elementos oficiais da sua equipe tenham notificado o fato à equipe de arbitragem, os árbitros, ajudados pelos árbitros assistentes, deverão seguir as seguintes orientações:

• interromper o jogo (embora não imediatamente se puder ser aplicada a lei da vantagem);
• não o advertem, mas deverá sair da superfície de jogo na primeira interrupção do jogo para completar o processo de substituição, ou seja, entrar pela zona de substituições da sua equipe;
• se aplicam a lei da vantagem, interrompem o jogo no momento em que a equipe do substituto esteja na posse da bola, e recomeçá-lo com um tiro livre indireto a ser executado pela equipe adversária no local onde se encontrava a bola quando o jogo foi interrompido (ver Regra 13 -Posição nos tiros livres);
• se aplicam a lei da vantagem e interrompem o jogo porque a equipe adversária comete uma infração ou porque a bola sai da superfície de jogo, devem recomeça-lo com um tiro livre indireto a ser executado pela equipe adversária do substituto no local onde se encontrava a bola quando o jogo foi interrompido (ver Regra 13 - Posição nos tiros livres). 

Se necessário, devem tomar ainda a medida disciplinar correspondente à infração cometida pela equipe adversária do substituto.

• se aplicam a lei da vantagem, e o substituto ou outro jogador da sua equipe comete uma infração punível com um tiro livre direto, devem punir a sua equipe com um tiro livre direto ou pontapé de grande penalidade. Se necessário, devem tomar ainda a medida disciplinar correspondente à infração cometida.

NOVO TEXTO (2013)

Se um substituto assim designado entra na superfície de jogo no lugar de um jogador assim designado, antes do início do jogo e sem que tenha notificado os árbitros ou árbitros assistentes:

• os árbitros permitirão que o substituto assim designado continue a disputar o jogo
• não se adotarão medidas disciplinares contra o substituto assim designado
• o árbitro reportará a ocorrência à entidade Organizadora

MOTIVO: Decisão do IFAB – são frequentemente efetuadas substituições antes de se iniciar o jogo e após terem sido comunicados à equipe de arbitragem os nomes de jogadores e substitutos. Normalmente, tal sucede como consequência da lesão de um jogador durante o aquecimento. Se os elementos da equipe de arbitragem são informados da troca, tal é permitido, mas torna-se necessário clarificar o procedimento, caso não sejam informados da mesma.

REGRA 4 – EQUIPAMENTO DOS JOGADORES

INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO DE FUTSAL E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

TEXTO ATUAL (2012)
Meias

NOVO TEXTO (2013)
meias – se é usada, na parte exterior, fita adesiva (tape) ou um material similar deverá ser da mesma cor que o setor das meias onde está aplicado

MOTIVO: Decisão do IFAB – existe um número crescente de jogadores utilizando demasiada fita adesiva, no exterior das meias. Isto traduz-se por uma multiplicidade de cores, alterando o aspeto visual das meias, podendo causar confusão entre os árbitros, necessitados por vezes de verificar atentamente as meias, para determinar quem jogou a bola pela última vez, antes de sair de jogo.


EQUIPAMENTOS SUPLEMENTARES

TEXTO ATUAL (2012)

Os árbitros devem proibir a utilização de sistemas de radiocomunicação entre os jogadores e a equipe técnica.

NOVO TEXTO (2013)

O uso de sistemas de comunicação eletrônica entre jogadores e/ou equipe técnica, não é permitido.

MOTIVO: Decisão do IFAB – a redação anterior de “sistemas de radiocomunicação” não reflete os avanços Tecnológicos.


REGRA 7 – DURAÇÃO DO JOGO

FIM DOS PERÍODOS DE JOGO

TEXTO ATUAL (2012)

O cronometrista indica o fim de cada período com um sinal acústico. Após ouvir o sinal acústico do cronometrista, um dos árbitros anuncia o final do período ou do jogo com o seu apito, tendo em consideração o seguinte:

• se tiver de ser executado ou repetido um tiro dos 10 metros ou um tiro livre direto, a partir da sexta falta acumulada, o período em questão é prolongado até o tiro ser executado;
• se tiver de ser executado ou repetido um pênalti, o período em questão é prolongado até o tiro ser executado;

Se a bola tiver sido chutada na direção de uma das balizas, os árbitros devem esperar que o chute surta o seu efeito mesmo que o cronometrista acione o sinal acústico.

O período termina quando:
• a bola vai diretamente para a baliza e é marcado gol;
• a bola sai dos limites da superfície de jogo;
• a bola toca no goleiro, nos postes da baliza, na barra transversal ou no solo, atravessa a linha de baliza e é marcado gol;
• o goleiro que defende para a bola ou esta ressalta dos postes da baliza ou da barra transversal e não atravessa a linha de baliza;

Se não tiver sido cometida uma infração que exija a repetição de um tiro livre direto ou de um pênalti ou se, durante a trajetória da bola, uma das equipes não cometer uma infração que seja punida com um tiro livre direto, a partir da sexta falta acumulada, ou um pênalti, o período termina quando:

• a bola toca em qualquer jogador que não o goleiro depois de ter sido chutada para a baliza adversária.

NOVO TEXTO (2013)

O cronometrista indica o fim de cada período com um sinal acústico. Após ouvir o sinal acústico do cronometrista, um dos árbitros anuncia o final do período ou do jogo com o seu apito, tendo em consideração o seguinte:

• se tiver de ser executado ou repetido um tiro livre direto da marca de 10 metros ou um tiro livre direto, a partir da sexta falta acumulada, o período em questão é prolongado até o tiro ser executado; 
• se tiver de ser executado ou repetido um pênalti, o período em questão é prolongado até o pênalti ser executado;

Se a bola tiver sido jogada na direção de uma das balizas, os árbitros devem esperar que o chute surta o seu efeito mesmo que o cronometrista acione o sinal acústico. O período termina quando:

• a bola vá diretamente para a baliza e se marque gol;
• a bola saia dos limites da superfície de jogo;
• a bola toque no goleiro ou outro jogador defensor, nos postes da baliza, na barra transversal ou no solo, atravessando a linha de baliza e se marque gol;
• o goleiro ou outro jogador defensor toque a bola ou esta ressalte dos postes da baliza ou da barra transversal, não atravessando a linha de baliza;
• bola toque qualquer jogador da equipe que a jogou, exceto se tinha sido executado um tiro livre indireto e, após tocado por outro jogador, se dirigia para a baliza adversária;
não tenha sido cometida nenhuma infração sancionada com tiro livre direto, tiro livre indireto ou pênalti e um tiro livre direto, tiro livre indireto ou grande penalidade não tenha que ser repetido.

Se tiver sido cometida uma infração, neste período, sancionável com um tiro livre direto após a 5ª falta acumulada de uma das equipes ou com um pênalti, o período termina quando:

• a bola não é rematada diretamente à baliza;
• a bola vai diretamente para a baliza e um gol é marcado;
• a bola saia dos limites da superfície de jogo;
• a bola toca um ou ambos os postes, a barra, o goleiro ou outro defensor e é marcado gol;
• a bola toca um ou ambos os postes, a barra, o goleiro ou outro defensor e não é marcado gol;
não é cometida nenhuma infração sancionável com tiro livre direto, tiro livre indireto ou pênalti;

Se tiver sido cometida uma infração, neste período, sancionável com um tiro livre indireto, o período termina quando:

• a bola vai diretamente para a baliza, sem ser tocada por outro jogador durante a trajetória ou tocando os postes ou a barra, caso em que o gol não será válido;
• a bola saia dos limites da superfície de jogo;
• a bola toca um ou ambos os postes ou a barra, após tocar o goleiro ou outro jogador de equipe diferente da que beneficiou do mesmo, e é marcado gol;
• a bola toca um ou ambos os postes ou a barra, após tocar o goleiro ou outro jogador de equipe diferente da que beneficiou do mesmo, e não é marcado gol;
não é cometida nenhuma infração sancionável com tiro livre direto, tiro livre indireto ou pênalti;

MOTIVO: O texto anterior era incongruente, uma vez que se a bola tocava um defensor que não o goleiro, entrando na sua baliza, o gol não era válido; de igual forma, não estava de acordo com o espírito de Fair-play, permitindo-se que ao poder cometer-se uma infração que, não sendo sancionável com pênalti ou tiro livre direto após a 5ª falta acumulada, o período ou o jogo terminariam, o que poderia originar a que, em casos extremos, se cometessem infrações para alterar o resultado de um jogo.


REGRA 8 – INÍCIO E REINÍCIO DO JOGO

TEXTO ATUAL (2012)

Bola ao solo
(…)
Infrações e sanções
O lançamento de bola ao solo deve ser repetido se:
(incompleto)
(…)

NOVO TEXTO (2013)

Bola ao solo
(…)
Infrações e sanções
O lançamento de bola ao solo deve ser repetido, no mesmo local do lançamento inicial:
(…)

Se a bola entra diretamente na baliza, após tocar o solo e sendo subsequentemente tocada ou jogada por um jogador:

• um lançamento de baliza será concedido se a bola entra na baliza do adversário;
• um pontapé de canto será concedido se a bola é entra na própria baliza;

MOTIVO: Decisão do IFAB – têm acontecido situações em que foram marcados gols, a partir de lançamentos de bola ao solo sem disputa. Tal fato origina um acréscimo de pressão nos árbitros, obrigado a permitir a anotação do gol. Assiste-se depois a atos e situações em que os adversários da equipe que sofre o gol permitem que, sem oposição, aquela reequilibre o marcador. Contudo, tal poderá não acontecer, originando graves problemas.


REGRA 12 – FALTAS E INCORREÇÕES

INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO DE FUTSAL E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

SANÇÕES DISCIPLINARES

TEXTO ATUAL (2012)

Existem circunstâncias nas quais se requer uma advertência por comportamento antidesportivo quando um jogador toca a bola deliberadamente com a mão, por exemplo, quando o jogador:

• toca deliberada e manifestamente a bola com a mão para impedir que um adversário a receba;

NOVO TEXTO (2013)

Existem circunstâncias nas quais se requer uma advertência por comportamento antidesportivo quando um jogador toca a bola deliberadamente com a mão, por exemplo, quando o jogador:

• toca deliberadamente a bola com a mão para impedir que um adversário a receba;

MOTIVO: Decisão do IFAB – torna-se muito mais importante punir a consequência que o fato de ser ou não manifesto. Com efeito, o ato de jogar a bola com a mão poderá ser imperceptível, apesar de determinante. Além disso, torna-se difícil definir o que significa “manifestamente” e por conseguinte encontrar uniformidade de interpretação, especialmente entre árbitros de diferentes países ou confederações, com diferentes experiências. Apagando a palavra “manifestamente” e definindo que, se ao tocar a bola com a mão impediu o adversário de ganhar a posse da bola o jogador deverá ser advertido, facilita-se a interpretação.

INFRAÇÕES COMETIDAS PELO GOLEIRO

TEXTO ATUAL (2012)

O goleiro não pode tocar a bola na sua própria metade da superfície de jogo nas seguintes circunstâncias:

• Se controla a bola durante mais de 4 segundos, seja:
- com as mãos na sua área de meta;
- com os pés na sua própria metade da superfície de jogo;
- com as mãos na sua área de meta e com os pés na sua própria metade da superfície de jogo;

Em todos estes casos, o árbitro mais próximo do goleiro deve fazer obrigatoriamente a contagem visível dos 4 segundos.

• Se, depois de jogar a bola, lhe tocar novamente na sua própria metade da superfície de jogo, após ter sido deliberadamente chutada para si por um colega de equipe sem ter sido jogada ou tocada por um adversário;

- considera-se que o goleiro joga a bola quando lhe toca com qualquer parte do seu corpo, exceto se a bola ressalta acidentalmente nele;

NOVO TEXTO (2013)

Infrações cometidas pelo goleiro

O goleiro não pode tocar a bola na sua própria metade da superfície de jogo nas seguintes circunstâncias:

• Se controla a bola durante mais de 4 segundos, seja:
- com as mãos na sua área de grande penalidade;
- com os pés na sua própria metade da superfície de jogo;
- com as mãos na sua área de meta e com os pés na sua própria metade da superfície de jogo.

Em todos estes casos, o árbitro mais próximo do goleiro deve fazer obrigatoriamente a contagem visível dos 4 segundos.

• Se, depois de jogar a bola, lhe tocar novamente na sua própria metade da superfície de jogo, após ter sido deliberadamente jogada para si por um colega de equipe sem ter sido jogada ou tocada por um adversário;

- considera-se que o goleiro joga a bola quando lhe toca com qualquer parte do seu corpo, exceto se a bola ressalta acidentalmente nele;

MOTIVO: Existia um lapso na Edição em língua inglesa, que como se sabe, é prevalecente em caso de litígio.

Fonte: lisofus.com.br



61 comentários:

  1. O JOGADOR Q SENTAR NA QUADRA PODE SER PUNIDO COM AMARELO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego! Não existe punição especifica pelo fato de o atleta “sentar” em quadra. A punição, ou não, ao atleta que sentar em quadra se dará conforme a interpretação do árbitro ao analisar a intenção deste atleta ao tomar tal atitude. Caso o árbitro interprete que o mesmo possui o propósito de retardar o andamento da partida, além de puni-lo com o cartão amarelo, será concedido um tiro livre indireto contra a equipe deste atleta infrator. Caso o árbitro interprete esta atitude de sentar em quadra como uma conduta antidesportiva, além do tiro livre indireto, este atleta também será punido com o cartão amarelo. Contudo, se o atleta necessitar sentar em quadra por questões de impossibilidade física, por exemplo, o árbitro poderá, a seu critério, interromper a partida para que o mesmo receba os devidos cuidados médicos, reiniciando-a posteriormente com bola ao chão. Espero ter contribuído! Abraço e continue visitando e comentando no “Jogando com Raça!”.

      Excluir
  2. o goleiro recebe um chute do adversario e estar com o dominio da bola passa a um companheiro na sua quadra de defesa pode receber um recuo na sua area?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO pode receber novamente. Nesta situação, caso receba novamente será considerado “segundo recuo”, portanto TIRO LIVRE INDIRETO.
      Explico: Conforme a Regra 2013, do nosso Futsal, se o goleiro defender um chute espalmando a bola, ele poderá receber novamente o passe de um companheiro seu em sua meia-quadra de defesa, pois este “espalmar” não caracteriza o “domínio” de bola pelo goleiro. Porém, se ele conseguir segurar a bola sem espalmá-la, será caracterizado o “domínio” da bola por parte do goleiro e, assim, ele não poderá recebe-la novamente.
      Outra situação é quando, agindo com a intenção de ludibriar o árbitro, mesmo com um chute fraco, o goleiro espalma a bola em que poderia segurá-la. Deste modo o goleiro abriu mão de seu domínio, porém o árbitro deverá interpretar esta intenção do goleiro como se ele tivesse SIM o domínio da bola, já que não segurou a bola porque não quis. Nesta situação, será considerado o primeiro recuo, e o mesmo não poderá receber a bola de um companheiro de sua equipe novamente.

      REGRA 12 – FALTAS E INCORREÇÕES
      [...]
      5. Se o goleiro defender a bola parcialmente, não será considerado como primeiro toque e o companheiro poderá devolver ao goleiro, sem que tenha sido jogada ou tocada em um atleta adversário.
      6 . Se, depois de ficar de posse ou controle da bola, não poderá tocar na mesma na sua meia quadra de defesa, sem que esta tenha sido jogada ou tocada por um adversário.

      Excluir
    2. gostei dessde saite poolMG BMFNLGBM,

      Excluir
  3. quem vai saber responder essa??

    numa final realizada no interior de goias ontem dia 31/07. o jogo foi interrompido, faltando 6 minutos para o termino da partida, por uma das equipes com arbitragem. (briga, discusão,) o jogo estava empatada em 5 x 5, alguem sabe me reponder quem leva o titulo ou o que acontece nesse caso???
    michael_kr100@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa realmente é uma boa pergunta! Bom, vamos por partes. 1º - Antes de qualquer coisa, é necessário verificar o que “diz” o Regulamento deste campeonato. Muito provavelmente o Regulamento aborde o tema “Agressão” e prevê algumas punições às equipes e/ou atletas infratores. 2º - No Futsal, orientados pelo CBJD, normalmente pune-se a equipe “Agressora” com a perda de pontos da partida, além de tomar as demais medidas disciplinares cabíveis, caso a competição esteja na fase de GRUPOS. Se a competição já se encontrar na fase ELIMINATÓRIA (como é o caso de uma Final), a equipe infratora será eliminada da competição. Na Final, supondo que seja apenas UMA equipe a causadora da briga generalizada, normalmente pune-se esta equipe com a eliminação e portanto, sua adversária é considerada a Campeã. No caso de AS DUAS equipes serem causadoras do encerramento da partida, como foi o ocorrido em sua cidade, ao nosso ver, o correto deveria ser eliminar AS DUAS equipes finalistas da competição, inclusive pelo aspecto moral e de fair-play, passando a promover os dois semi-finalistas perdedores na semi-final a realizarem uma partida Final, já que os dois finalistas estão eliminados da competição e há a necessidade de encerrar a competição. Porém, concordamos que este é um assunto extremamente polemico e que certamente gerará muitas discussões aí no interior de Goiás. Por favor, nos comuniquem do desfecho desta situação, gostaríamos de saber o ocorrido no final! Abraço e sucesso ao Futsal de Goiás!!!

      Excluir
  4. Amigo gostaria de saber claramente a situação de recuo para o goleiro. Se o goleiro saiu a bola no seu fixo, ele apertado volta pro goleiro, o goleiro saí com o pivo que se encontra na quadra adversaria, o pivo volta no goleiro. Esse segundo recuo vale se passar pra quadra adversaria ou obrigatoriamente tem que ter contato com um jogador adversario?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado por acessar o “Jogando com Raça!”. As regras com relação ao goleiro sofrem alterações constantes (praticamente a cada ano) tornando complexo o jogo com este atleta. Apesar da complexidade da questão, tentarei ser o mais claro possível, ok!? Porém, caso eu não consiga responde-lo, por favor, não hesite em entrar em contato novamente.

      De forma bastante objetiva, a resposta para a sua pergunta é SIM, ele pode receber novamente a bola caso ele (goleiro) a receba estando na quadra de ataque. Se o goleiro se encontrar na quadra de ataque, não há a necessidade de a bola ter tido contato com um atleta adversário.

      Se o goleiro ainda estivesse na quadra de defesa, a resposta para a sua pergunta seria NÃO, ele não poderia receber a bola novamente, nem do fixo e tampouco do pivô. A menos que a bola tivesse sido jogada ou tocada por atleta adversário.

      Conforme a regra atual, não importa que a bola tenha ultrapassado a linha divisória do meio da quadra, quando o goleiro lançou para o pivô, o que importa, agora, é onde o goleiro se encontra quando recebe o segundo recuo: Ele deverá estar na meia-quadra de ataque, caso contrario o segundo recuo ao goleiro será considerado tiro livre indireto.

      Se o goleiro lança a bola à um destes jogadores e, depois, corre em direção a meia-quadra de ataque, lá, ele pode receber a bola quantas vezes desejar. Mas não pode voltar a receber mais nenhuma vez em sua meia quadra de defesa. Para que possa receber novamente a bola em sua meia-quadra de defesa, a bola deve ter sido jogada ou tocada por um atleta adversário.

      Assim, espero ter minimizado as suas dúvidas com relação a esta complexa regra. Acredito que o debate e a disseminação de informações sejam de grande valia para o desenvolvimento de nossa modalidade. Caso hajam outras dúvidas, por favor, entre em contato. Terei prazer em tentar contribuir. Abraço!

      Excluir
  5. gostaria de sabe se o jogador que estar de meias abaixada mostrando sua caneleira recebe a bola do seu companheiro se é marcado o tiro livre indireto?

    ResponderExcluir
  6. Amigo gostaria de saber claramente a situação do jogador que estar de meias abaixadas mostrando sua caneleira receber a bola de seu companheiro si é marcado o tiro livre indireto para equipe adversário? gostaria de saber por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM, deverá ser marcado Tiro Livre Indireto e aplicado cartão amarelo à este atleta quando ele tocar na bola. Porém, antes disso, a equipe de arbitragem poderá usar o bom senso e solicitar que o atleta se adeque ou se retire de quadra para se adequar. Caso os árbitros não sejam atendidos, de acordo com a Regra 4 – EQUIPAMENTOS DOS JOGADORES. “[...] As caneleiras deverão estar completamente cobertas pelas meias...” e “[...] os árbitros devem paralisar o jogo e advertir, obrigatoriamente, com cartão amarelo, por estar indevidamente uniformizado, anulando qualquer vantagem obtida...”. Abraço!

      Excluir
    2. quando a caneleira do jogador cair e ele recebe a bola de seu companheiro deverá ser marcado o tiro livre indireto?

      Excluir
  7. Amigo gostaria de saber claramente a situação de se a caneleira do jogador cair e ele receber a bola de seu companheiro sem a caneleira se é marcado o tiro livre indireto para equipe adversário e se é aplicado o cartão amarelo pra ele? gostaria de saber por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM, deverá ser marcado Tiro Livre Indireto e SIM, deverá ser aplicado o cartão amarelo à este atleta. Explico: De acordo com a Regra 4 – EQUIPAMENTOS DOS JOGADORES “[...] O equipamento dos jogadores compõe-se de camisa de manga curta, ou manga comprida, calção curto, meias de cano longo, CANELEIRA, tênis, [...] As caneleiras deverão estar completamente cobertas pelas meias...”. “[...] Se os árbitros tiverem que paralisar o jogo para punir o jogador que não esteja uniformizado, deve ser cobrado um TIRO LIVRE INDIRETO contra sua equipe”.
      Conforme a REGRA 12 – FALTAS E INCORREÇÕES, será Tiro Livre Indireto, qualquer jogador que: “[...] Tocar na bola, em jogo, quando não esteja devidamente equipado, exceto o jogador que, na disputa da bola perder qualquer equipamento, podendo prosseguir no lance enquanto estiver de posse da bola;”, ou seja, se o atleta já estiver de posse de bola e perder a caneleira, ele poderá concluir esta jogada, mesmo sem a caneleira e não poderá ser punido, mas ele não poderá receber a bola novamente sem a caneleira. Grande abraço amigo!

      Excluir
  8. Amigo gostaria de saber claramente a situação Sendo o goleiro, com a bola em jogo, ao arremessar a mesma com as mãos, ultrapassa o limite da área penal, com a bola ainda em seu poder, se é marcado o tiro livre direto?

    ResponderExcluir
  9. Amigo gostaria de saber claramente a situação Sendo o goleiro, com a bola fora de jogo, ao arremessar a mesma com as mãos, ultrapassa o limite da área penal, com a bola ainda em seu poder, se é marcado o tiro livre indireto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vale é a posição da bola, ou seja, o goleiro pode até passar a linha da área, desde que a bola não saia. Conforme a Regra 16 - ARREMESSO DE META: [...] “3- A bola somente estará em jogo quando ultrapassar inteiramente a linha demarcatória da área penal.” e “6- Quando da execução do arremesso de meta, o goleiro não poderá ultrapassar com a mão, a linha demarcatória da área penal, ainda de posse da bola, podendo ultrapassar parcialmente com o corpo. No arremesso de meta vale sempre a posição da bola”. Ou seja, ao sair da área a bola é considerada “em jogo” e se ainda estiver na mão do goleiro é considerado “mão na bola” e portanto, nesse caso, deverá ser assinalado Tiro Livre DIRETO. Grande abraço!!!

      Excluir
  10. O REGULAMENTO DO CAMPEONATO FALAR QUE O JOGADOR QUE LEVA TRÊS CARTÕES AMARELOS ESTARÁ SUSPENSO DE UMA PARTIDA.
    O JOGADOR QUE ESTAR COM DOIS CARTÕES AMARELO,EM UM JOGO ELE LEVA UM CARTÃO AMARELO EM SEGUIDA ELE LEVA O SEGUNDO AMARELO E TEPOIS O VERMELHO , QUANTAS PARTIDA ESSE JOGADOR FICARÁ SUSPENSO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada competição possui regulamento específico, portanto as penalidades e punições variam a cada campeonato. Difícil comentar sobre um regulamento ao qual não tivemos acesso. No caso citado, porém, o mais comum é que este jogador cumpra UMA partida de suspensão e, ao retornar, continue “pendurado” com os dois cartões amarelos em que estava antes de ser expulso. Isto ocorre pelo fato de que, quando recebe dois cartões amarelos na mesma partida, para efeito de estatística, usualmente não somam-se os dois cartões amarelos recebidos no jogo, mas sim apenas UM vermelho. Porém, aconselho que verifique a fundo o regulamento da competição para não cometer equívocos, ok! Grande abraço e sucesso!

      Excluir
  11. gostaria de saber, estar jogando duas equipe , a equipe que perdeu o jogo entrou com oficio relatando q a equipe pra quem eles perderam jogou com um jogador irregular e a equipe q tinha perdido o jogo ganhou os pontos, se nessa partida é anulado os cartões que foram aplicados e se essa partida fica como WO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se deve aplicar o W.O. e nem anular os cartões neste caso, pois a partida existiu! Quando ocorrem situações como esta, a equipe em que atuou com atleta irregular é declarada perdedora, transferindo-se apenas os pontos para a adversária, porém, para efeito de estatística, todos os outros dados da partida devem ser mantidos, tais como gols, cartões e, inclusive, suspensões por expulsões. Por exemplo, se a equipe que jogou com atleta irregular havia vencido a partida por 5 a 1, 3 de seus atletas receberam cartão amarelo e 1 deles foi expulso/cartão vermelho... Mantém-se os 6 gols deste jogo, para efeito de artilharia, mantém-se os 3 cartões amarelos, para efeito de suspensão futura por acúmulo de cartões amarelos e mantém-se o cartão vermelho, devendo o atleta que foi expulso cumprir suspensão. Existem casos, porém, de punições mais severas por utilizar atleta irregular, variando a cada competição, de acordo com seus regulamentos próprios! Uma partida apenas é anulada em casos de “Erro de Direito”, mas no caso citado não cabe anulação da partida, mas sim apenas e tão somente a transferência dos pontos ganhos... Forte abraço e ótimo campeonato!

      Excluir
    2. Para maiores informações verifique a postagem: "ERRO DE FATO" E "ERRO DE DIREITO": ANULAÇÃO DA PARTIDA (http://jogandocomraca.blogspot.com.br/2013/09/diferenca-entre-erro-de-fato-e-erro-de.html).

      Excluir
  12. Bom dia .....gostaria de saber se um jogador toca a bola em direção ao seu próprio gol, sem intenção de recuar, o goleiro pode paga la com as mãos?..... ou é igual no futebol de campo....tem q ter a intenção de recuar pra ser falta?

    ResponderExcluir
  13. Olá! Obrigado por acessar o “Jogando com Raça!”. O recuo de bola para o goleiro realmente gera muitas discussões. De acordo com o Livro de Regras de Futsal, para que seja caracterizado um recuo há a necessidade de o mesmo ter sido intencional, ou seja, o jogador que estava de posse da bola deve ter recuado a bola intencionalmente para o goleiro para que o árbitro assinale a infração. Porém, quem pondera a intenção ou não deste atleta em recuar a bola é o árbitro! É o árbitro quem decidirá se o atleta teve a intenção ou não de recuar a bola ao goleiro, desta forma aconselho aos meus goleiros que, na dúvida, evitem receber a bola novamente. Forte abraço e cuidado com os recuos!!!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite quero saber o seguinte o goleiro defende o chute, com a bola em mãos coloca ela no chão e sai driblando até a outra area sem tocar pra ninguém isso pode???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, isto é perfeitamente permitido! Desde que não demore mais que 4 segundos para ultrapassar a linha que divide o meio da quadra, o goleiro pode sair driblando até a área adversária e fazer ou não o gol! Este recurso é utilizado com muita fequencia por muitas equipes! Obrigado pelo comentário! Forte abraço!

      Excluir
  15. Olá meu nome é Paula!!! Estou jogando um campeonato de futsal de aqui em minha cidade. Infelizmente no ultimo jogo eu e minha companheira de time brigamos automaticamente fomos expulsas do jogo (ganhamos vermelho). Minha pergunta é: Temos mais um jogo e encera essa fase, dai vem as semi finais no meu caso quantos jogos ficarei fora e se zera os cartões nas fases é correto eu ficar só esse ultimo jogo de faze fora né e na semi final posso jogar normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula! Obrigado por acessar o "Jogando com Raça!". Infelizmente não poderei lhe ajudar... Explico: Acontece que suspensões por motivo de expulsão (ou outros) fazem parte do REGULAMENTO da competição e não das Regras do Futsal. Entenda: REGULAMENTO é diferente de Regra, ok? Assim, temos apenas UM livro de Regras do Futsal, mas REGULAMENTOS temos inúmeros, onde cada organização de competições tem autonomia para, juntamente à sua Comissão Disciplinar, determinar os critérios para suspensões. Assim, para que eu pudesse lhe auxiliar neste sentido, eu teria que conhecer o regulamento do campeonato em que está disputando. De qualquer forma, desejo sorte em seu julgamento e sucesso para sua equipe! Forte abraço!

      Excluir
  16. Pergunta - Olá gostaria de saber se um jogador de futsal durante uma partida cair e sentado com as mãos no chão toca com os pés na bola disputando com o adversário que esta em pé isto é falta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O fato de o atleta estar caído não o impede de disputar a bola. Isto não caracteriza “falta”. Mesmo caído e com as mãos ao chão qualquer atleta pode permanecer na disputa da bola. Digo mais, aos meus atletas, recomendo que não apenas podem como devem disputar a bola de todas as formas possíveis, inclusive estando ao chão. O que a REGRA 12, item 3.b., não permite é “Obstruir a jogada, prender a bola com os pés ou evitar com o corpo sua movimentação, estando caído, exceto se for o goleiro, dentro de sua área penal”, sendo punido, se assim ocorrer, com TIRO LIVRE INDIRETO... Exceção a isso segue o jogo e não se desiste da disputa nunca! Abraço!

      Excluir
  17. Bom dia!!
    Estou com uma duvida em relação a uma regra sobre o goleiro!
    Quero saber se a lateral tirada, do seu próprio time, o goleiro pode pegar com a mão, independente do local da lateral???
    essa pergunta é feita pelo fato que uma vez vi em um campeonato na televisão essa situação, mas ja faz algum tempo!
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celly! Muito obrigado pelo seu contato. Na verdade atualmente o goleiro de futsal não pode pegar com as mãos a bola recuada de seu próprio time em hipótese alguma, inclusive a lateral! Ou seja, não é permitido ao goleiro receber com as mãos uma cobrança de lateral cobrada pelo seu próprio time! Caso ele venha a receber com as mãos, será punido com um TIRO LIVRE INDIRETO a favor da equipe adversária. Na década de 90, ainda era possível que o goleiro recebesse com as mãos as bolas recuadas pelo seu próprio time, porém houve alteração nesta regra já há muitos anos. Esta alteração ocorreu para que o jogo se tornasse mais dinâmico, ou seja, para que as equipes visassem o jogo “para frente” ao invés de ficarem recuando para o goleiro com frequência. Espero ter auxiliado! Caso tenha novas dúvidas, pode entrar em contato novamente, ok! Abraço!

      Excluir
  18. ola professor eu sou o marcos gostaria de saber quando o goleiro sofre um choque caindo ao chão quando que o arbitro deve paralizar a partida para atendimento do mesmo?.onde encontramos esta regra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos! REGRA 5, item g) [um dos poderes e deveres dos árbitros] Paralisarem a partida se julgarem que algum jogador tenha sofrido uma lesão mais séria, determinando a retirada do mesmo da quadra de jogo tão logo seja possível e reiniciando imediatamente a partida. Se um jogador lesionar-se levemente, não deverão paralisar a partida, caso haja possibilidade de uma das equipes marcarem um gol, aguardará que a bola saia de jogo e o jogador seja removido, ou se locomova, até o local mais próximo de onde se encontra para deixar a quadra de jogo, sempre com a autorização de um dos árbitros; Espero ter contribuído. Abraço!

      Excluir
  19. vale gol direto da cobrança de lateral? e gol de goleiro?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz! Conforme a Regra 12, itens 6 e 7, não será válido o gol originário diretamente de cobrança de tiro lateral. Também não será válido o gol contra. Se o chute direto for contra a meta adversária e a bola entrar no gol, deverá ser cobrado arremesso de meta a favor do adversário e, no caso de a bola ser chutada diretamente contra a própria meta e entrar diretamente no gol, sem que ninguém a toque, deverá ser cobrado tiro de canto a favor da equipe adversária. Para que seja válido o gol, após a cobrança de lateral, a bola deverá ser tocada por qualquer atleta na quadra de jogo. Com relação ao goleiro, o mesmo pode fazer gols, SIM, conforme a Regra. Existem, inclusive, estratégias táticas em que as equipes atuam com o goleiro na “linha” para conseguir fazer os gols. Porém, não vale o gol de goleiro se o mesmo estiver executando o Arremesso de Meta, ok!? Espero ter contribuído! Abraço!

      Excluir
  20. Olá Professor, tenho dúvidas em relação a essas questões sobre o goleiro:

    1° O goleiro ao sair em um lance 1x1, na maioria das vezes ele sai com os braços abertos. Se o jogador adversário desferir um chute e a bola bater nos braços do goleiro SEM INTENÇÃO, e ele estiver fora da sua área de meta, mas dentro da sua metade da quadra, é Tiro Livre Indireto ou Direto?
    °
    2° As vezes em jogadas aéreas o goleiro sai do gol e espalma ou pula pra pegar a bola na sua área de meta. 1° Pergunta: Se nesse pulo ele espalmar a bola e o braço dele sair fora da linha de meta é aplicado Tiro Livre Indireto ou Direto? 2° Pergunta: E se nesse pulo ele agarrar a bola no ar com as mãos e ao voltar pro solo ele sair acidentalmente da área de meta, é aplicado Tiro Livre Indireto ou Direto? Obrigado, Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus! Belo questionamento! Complexo... Pois bem, vamos por partes... Com relação à primeira questão, conforme a REGRA 12, item 2, letra i), sempre que houver mão na bola deverá ser assinalado TIRO LIVRE DIRETO, independente se o goleiro se encontra em sua “meia quadra” ou não. Porém, RECOMENDA-SE ao árbitro (na mesma REGRA 12 – RECOMENDAÇÕES) que “para se considerar mão, o árbitro deverá considerar em sua interpretação alguns aspectos importantes, sendo eles:
      a. O movimento da mão ou do braço em direção a bola;
      b. A distância entre a bola e o atleta durante a jogada;
      c. A velocidade da bola e a sua chegada de forma inesperada;
      d. A posição natural do corpo durante a jogada;
      Caso o goleiro, não tenha feito o movimento de levar as mãos à bola, ou o chute tenha sido disparado a uma curta distancia, sem que houvesse tempo para que o goleiro retirasse as mãos, em seu movimento natural, da trajetória da bola, não deverá ser assinalado, sequer, falta! Pois assim a jogada seria considerada normal! Agora, se o goleiro estiver com os braços abertos, o movimento não será considerado “normal”, então deverá ser assinalado TIRO LIVRE DIRETO, no local onde ocorreu a infração.
      Sobre sua segunda pergunta, o futsal é uma das modalidades em que considera-se sempre a posição da bola para que seja assinalada a incorreção, ou seja, deve-se sempre observar a posição da bola no momento em que ocorreu o lance... Ou seja, neste caso, em específico, não importa a posição dos braços do goleiro, mas sim a posição da bola. Fiquei apenas com uma dúvida: você quis dizer “linha de meta” ou “linha da área penal”? Pois se foi “linha de meta” não seria TIRO LIVRE DIRETO ou INDIRETO, mas sim “TIRO DE CANTO” (escanteio)... Agora se o que você quis dizer foi “LINHA DA AREA PENAL”, o que importaria seria a posição da bola, ou seja, se a bola estaria dentro ou fora da área... Caso estivesse dentro da área, o goleiro poderia pegar a bola com as mãos mesmo que todo o resto de seu corpo estivesse fora. Neste caso não seria FALTA alguma, pois a bola estaria dentro da área. Do contrário, caso a bola já tivesse passado a linha da área, ou seja, estivesse fora da área, o goleiro não poderia pegar a bola com as mãos em hipótese alguma, mesmo que todo o seu corpo estivesse dentro da área pois, aí sim, seria TIRO LIVRE DIRETO, contra a equipe deste goleiro...Estes lances ocorrem com frequência no futsal e o goleiro deve estar atento, caso perceba que irá sair da área, estando com a bola nas mãos, ele deve soltá-la e joga-la com os pés, caso contrario será punido com um TIRO LIVRE DIRETO que levará muito perigo a sua meta. Espero ter ajudado amigo, caso tenha outras dúvidas estou a disposição! Forte abraço!

      Excluir
  21. Quando um goleiro com as mãos encaixa a bola para uma defesa, no mesmo lance ele solta a bola e chuta para o gol antes de ela tocar o chão e faz o gol, o gol é válido no futsal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso a categoria seja a adulta, ou acima do sub-16, a resposta é SIM! O gol é válido normalmente. Porém, caso a categoria seja do sub-14 aos mais novos, na maioria dos estados brasileiros a resposta é NÃO! Algumas Federações de Futsal, recomendam que as regras das categorias menores sejam alteradas a fim de favorecer o desenvolvimento técnico destas categorias, diminuindo os famosos “chutões” para frente. Assim, a bola deverá ser jogada ou tocada fora da área da meia quadra de defesa antes que passe a linha divisória do centro da quadra. No caso citado em sua pergunta, se fosse menor de 14 anos, o goleiro deveria “quicar” a bola fora de sua área e então chutar ao gol adversário para que seja válido.

      Excluir
  22. Olá professor, tenho uma dúvida, o goleiro pode passar a bola para sua equipe estando dentro da área de defesa? Digo, goleiro e companheiro de time, ambos na mesma área?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana! Obrigado pelo seu comentário! Sua dúvida é pertinente e muito comum! As vezes confunde-se esta situação pois a resposta é diferente quando se trata de bola em jogo ou arremesso de meta. Se for uma situação de bola em jogo, ou seja, um chute ao gol com defesa do goleiro, por exemplo, a resposta será SIM, o atleta pode sim receber a bola do goleiro, mesmo estando dentro da área. Porém, caso seja uma situação de reposição de bola do goleiro em ARREMESSO DE META, a resposta para a sua pergunta é NÃO, ou seja, nenhum atleta poderá receber a bola do goleiro estando dentro da área, seja ele companheiro de equipe ou adversário. No arremesso de meta a bola só está em jogo após ultrapassar inteiramente a linha da área. Caso algum atleta receba ou toque na bola ainda dentro da área, a bola deverá ser devolvida ao goleiro para que ele repita o arremesso de meta. Espero ter contribuído! Abraço!

      Excluir
  23. Quando o goleiro bota a bola em jogo ele pode receber novamente abola na sua quadra de defesa ou de ataque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José! Quando o goleiro repõe a bola em jogo, ele só pode recebê-la novamente em sua meia quadra de defesa se a bola for jogada ou tocada por algum atleta ADVERSÁRIO. Se a bola não tocar em algum adversário ele não pode recebê-la novamente. Porém, se o goleiro estiver na meia quadra de ataque, ele PODE receber a bola novamente, mesmo que ela não tenha sido jogada ou tocada por algum atleta adversário.

      Excluir
  24. Tenho a seguinte duvida se o goleiro faz uma defesa, digamos que ele encaixe a bola, depois ele arremessa a bola com a mão e a bola vai diretamente e entra no gol adversário sem que toque em nenhum outro jogador, gostaria de saber se o gol é valido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com a REGRA 10 - CONTAGEM DE GOLS, "Respeitadas as disposições em contrário referidas nesta regra, será válido o gol quando a bola ultrapassar inteiramente a linha de meta entre os postes de meta e sob o travessão, CONTANTO QUE NÃO TENHA SIDO ARREMESSADA, CARREGADA OU IMPULSIONADA INTENCIONALMENTE COM A MÃO OU BRAÇO DE JOGADOR ATACANTE OU GOLEIRO ADVERSÁRIO". Portanto, neste caso, o gol não é válido.

      Excluir
  25. Boa noite gostaria de saber se em uma cobrança de lateral no futsal o goleiro pode pegar a bola com as mãos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A regra do futsal não permite que o goleiro receba, com as mãos, a bola recuada de um companheiro de sua própria equipe em nenhuma situação no jogo. Assim, no lateral também não é permitido.

      Excluir
  26. Ola gostaria de esclarecimentos sobre penáltis e as famosas adiantadas do goleiro sempre a cobrança deve ser voltadas mesmo nas defesas ou gols feitos e quais as punições para goleiros

    ResponderExcluir
  27. Ola gostaria de esclarecimentos sobre penáltis e as famosas adiantadas do goleiro sempre a cobrança deve ser voltadas mesmo nas defesas ou gols feitos e quais as punições para goleiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dalva! Obrigado pela pergunta! Na cobrança de penalidades máximas o goleiro deve estar sobre a linha, ok! Existe uma RECOMENDAÇÃO às regras, para que o infrator não seja beneficiado pela sua infração. Isso significa que, caso o goleiro se adiante e a bola entre, o gol seja válido e a cobrança não seja repetida, porém, caso o mesmo se adiante e consiga realizar a defesa, a cobrança deverá ser repetida e o goleiro deverá ser advertido com cartão amarelo. Espero ter esclarecido. Até mais!

      Excluir
  28. Olá, o goleiro de futsal não pode pegar a bola com as mãos nem sendo recuada por seu jogador com a cabeça ou coxa? Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  29. bom dia. aconteceu recentemente do juiz marcar o tiro livre indireto por ter o goleiro, no tiro de meta, tocar a bola ao companheiro e este devolver imediatamente. seria o primeiro recuo? ou se caracteriza infração de segundo recuo?

    ResponderExcluir
  30. Olá! A arbitragem ACERTOU na marcação de TIRO LIVRE INDIRETO, por segundo recuo. Ao cobrar o tiro de meta, o goleiro já havia "tocado" na bola a primeira vez e só poderia receber um recuo de seu companheiro novamente em sua meia quadra de defesa, caso a bola tivesse sido jogada ou tocada por algum atleta adversário. Obrigado pela sua pergunta! Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Olá, boa tarde.
    Após o arremesso de meta, o goleiro pode receber a bola (um recuo de seu companheiro) normalmente, várias vezes, na meia quadra de ataque sem a necessidade de a bola ter sido tocada por algum atleta adversário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pela sua participação! SIM!!! Estando ele na meia quadra de ataque ele pode receber a bola por quantas vezes quiser e permanecer com ela por quanto tempo ele quiser. Estando na meia quadra de ataque, não há a necessidade de a bola ter sido tocada por um adversário. Espero ter contribuído! Forte abraço!

      Excluir
  32. Olá, boa tarde.
    Meu nome é José.
    Após o arremesso de meta, o goleiro pode receber a bola (recuo de seu companheiro) normalmente (com os pés, claro), na meia quadra de ataque, várias vezes? Ou é necessário que a bola tenha sido tocada pelo adversário antes?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José! Obrigado pela sua participação! Ele pode SIM! Veja a resposta acima. Qualquer dúvida, estou a disposição!!! Forte abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...