"Você pode estar na melhor equipe... Se não se superar, não superará o adversário."

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

"ERRO DE FATO" E "ERRO DE DIREITO": ANULAÇÃO DA PARTIDA

Tenho recebido alguns questionamentos relacionados a anulação de partida. 

Afinal, quando cabe a anulação de uma partida? É possível anular dados (gols, cartões...) em uma partida que já ocorreu?

As pessoas ideais para comentar sobre isso são os profissionais ligados ao Direito Esportivo. Porém, com o intuito de colaborar, vou manifestar-me brevemente a respeito de “Erro de Fato” e “Erro de Direito” em que vivencio na pratica em competições de futsal.

Erro de “Fato” diz respeito a interpretação do árbitro com relação aos fatos de uma partida, tais como a marcação de uma falta ou não, a necessidade de aplicação de cartão amarelo ou vermelho. Ou seja, cabe ao árbitro a interpretação de um lance para dizer se foi falta ou não. Da mesma forma cabe a ele considerar se uma determinada falta cometida é passível de aplicação de cartão (amarelo ou vermelho) ou não. O mesmo se aplica no que diz respeito a laterais, escanteios etc. Não é possível anular uma partida já ocorrida levando em consideração tais “Erros de Fatos”.

“Erro de Direito”, porém, diz respeito a grande equivoco ou distorção da Regra. Ao “Erro de Direito” cabe a anulação da partida. No caso do futsal, por exemplo, “Erro de Direito” ocorre, entre outros, quando uma partida não é encerrada se uma equipe estiver em quadra com menos de 3 (três) jogadores. Ou quando um mesmo atleta recebe dois cartões amarelos no mesmo jogo e permanece em quadra. Sobretudo quando ocorre um gol durante tais “Erros”, pois interfere diretamente no resultado final da partida.

Para exemplificar, se um atleta entra em quadra na função de goleiro-linha com a camisa da mesma cor ou semelhante a de sua equipe ou da equipe adversária, os árbitros devem paralisar o jogo e advertir, obrigatoriamente, com cartão amarelo, por estar indevidamente uniformizado, anulando qualquer vantagem obtida, por infringir a regra;

Há alguns dias, assistíamos uma partida em que uma equipe adotou a estratégia de goleiro-linha. Este atleta entrou em quadra de camisa branca, mesma cor da camisa de linha dos adversários. Mesmo não tocando na bola, a equipe deste goleiro-linha consegue fazer um gol. Neste caso caracteriza-se erro de “Direito” e a partida pode ser anulada, caso a equipe prejudicada entre com recurso.


Para tal, é indispensável que existam provas do ocorrido, tais como fotos, filmagens em vídeos e testemunhas. Espero ter contribuído! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...