"Você pode estar na melhor equipe... Se não se superar, não superará o adversário."

sexta-feira, 14 de abril de 2017

ERRAR É BOM PARA O ATLETA?

Sou fascinado pelo processo de construção do atleta... Adoro os erros!!! Os erros constroem, ao contrário do que muitos pensam. Sobretudo nas categorias de base!

Vejo treinadores que não permitem erros em seus atletas, substituindo-os, como forma de puní-los, quando erram.... Outros ofendem ou até humilham o atleta após o erro.

Isso faz com que o atleta perca a sua confiança em si próprio e no treinador! Na próxima vez que errar, mesmo que perceba seu equívoco, estará na defensiva e não aceitará as cobranças do treinador, já que este o joga na boca do leão no momento em que ele mais precisa. O fator emocional interfere bastante na confiança dos atletas para manter o desempenho.

Não me refiro ao que chamamos de "incidência" que é quando o atleta repete o mesmo erro seguidas vezes. Neste caso é preciso substituir o atleta, com o intuito de que ele se recupere psicologicamente, retome a confiança e, com a ajuda do treinador, reorganize-se técnica e taticamente. 

Gosto de observar a reação do atleta após o erro.. Sua expressão corporal vai me dar todas as respostas e me dizer se aquele erro foi válido e construtivo ou não... 

Seu semblante muda quando percebe seu erro. A mão na cabeça. A olhadinha discreta de canto de olho pra mim, me dizendo, só com os olhos, sem abrir a boca: "Fiz cag*** né, foi mal professor"

Essa olhadinha pra mim é importante... não pelo pedido de desculpa em si, mas por me tranquilizar de que estão no caminho de leitura sobre o que deveriam ter feito naquele momento e de assumirem a responsabilidade por suas falhas.

Erramos todos, mas o importante é não sair dos trilhos no processo de construção do caráter e do atleta.

Se o atleta sabe que errou, no que errou, pra mim já basta, pois naquele momento ele acabou de subir mais um degrau e ficou um pouquinho melhor naquele instante.

Muitas vezes só falta mesmo a experiência! E experiência significa acúmulo de tentativas frustradas no passado, mas com lições tiradas em cada uma delas!

Cabe a mim ajudá-los para que sozinhos, sejam capazes de identificar "quando erram" e "onde erram".

Gosto quando vejo no vestiário eles próprios fazendo a leitura "naquele momento eu tinha que fazer isso"... "aquela hora tinha que fazer aquilo"... Isso pra mim é importante pois erraram mas agora sabem o que deverão fazer daqui para frente... Aqui, o erro nos foi útil.

Portanto... Os erros são importantes e acrescentam muito no processo formativo, desde que o atleta esteja sendo preparado para ter essa própria "auto-leitura". Sobretudo nas categorias de base!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...