"Você pode estar na melhor equipe... Se não se superar, não superará o adversário."

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

QUERO SER TREINADOR

Dias atrás, recebi uma mensagem que me fez refletir... A pessoa disse que "gosta muito de futsal" e perguntou "como poderia entrar nessa área?"...

Eu gostaria muito de ter essa resposta! Como eu gostaria que fosse simples, como uma receita de bolo: faça isso, faça aquilo e pronto! Você se tornou um treinador de Futsal...

Aliás tenho a convicção de que nem os treinadores que acabaram de se sagrar campeões ou vice da #LNF... Nem qualquer treinador que já chegou na Seleção possui esta resposta... Porque ela simplesmente não existe! Cada um trilha/trilhou o seu próprio caminho! Cada um teve que percorrer o seu próprio destino! E sei que eles ainda não chegaram onde gostariam! Essa é uma busca constante e talvez infinita! 

Alguns (poucos) chegaram no topo, outros não saíram dos campeonatos de bairro, de escolas... Mas qual deles possui maior satisfação? AMBOS! Porque satisfação é algo extremamente subjetivo e pessoal! É possível que haja algum treinador da LNF insatisfeito? CLARO! Assim como há inúmeros técnicos de equipes de "bairros" super REALIZADOS e felizes reunindo os amigos num extra de final de semana!

Ademais, quantos técnicos existem no Brasil (para não dizer mundo)? Já pararam para pensar? E quantos disputam a LNF? Se calcularmos, essa conta dará menos que 0,01%... Mas quem contribui mais para o futsal? AMBOS!!!! É óbvio que os treinadores do alto nível não chegaram onde estão por acaso, mas estou querendo dizer que fazendo bem feito exatamente onde se está, preparando bem seus atletas e sua equipe para disputar a SUA competição, estará contribuindo para o futsal de seu bairro, seu município, sua região, seu Estado... Essa é a sua parcela! Essa é a sua contribuição e deve ficar feliz por isso!

Outro detalhe importante: muitos querem chegar no alto nível, mas poucos querem pagar o preço que eles pagaram (e pagam) para chegar até lá... Não pensem que foi fácil. Nunca foi, para nenhum... E se algum dia alguém chegar com facilidade, certamente cairá rapidamente pois não estará preparado... Ser perseverante é uma virtude comum entre o pessoal do alto nível.

Já ouviu a frase: "O Ouro é provado no fogo"? Pois é a pura verdade!

É possível que a pessoa que me perguntou já esteja "na área" e não esteja percebendo! Talvez não esteja valorizando seu próprio trabalho! 

Não sei a resposta para esta pergunta... Não tenho a fórmula mágica (aliás ela não existe!)... Vejo todos nós numa grande corrida! Cada um correndo no seu ritmo, a sua maneira. Uns correndo descalços, na raça, outros com os melhores tênis... Alguns são mais velozes, outros mais resistentes... Alguns tentam cortar caminho e se dão mal, outros mais experientes conhecem os caminhos com menos pedras! Alguns tentam fazer o outro tropeçar e cair, puxar para trás, enquanto outros estendem a mão quando vêem algum cansado...

E isso significa que quem está na frente hoje, poderá estar mais atrás amanhã e vice-versa! Depois a liderança é passada para outro e outros novamente!  É um ciclo!

Gostaria mas não... eu não tenho essa resposta, até porque, ainda não cheguei nem na metade dessa corrida... Ainda estou tropeçando! Mas tenho certeza de que não posso parar de correr... 

Eu não tenho essa resposta... Nem eu e nem o campeão mundial! Ele trilha o caminho dele e eu o meu! Até porque o caminho dele pode não ser tão bom assim para mim, talvez não dê certo para mim!

Talvez o que eu posso sugerir é estudar muito e fazer bem feito seu trabalho exatamente onde se está neste momento, ser perseverante e ir traçando pequenas metas ao longo do caminho, com a clara certeza de onde se quer chegar. Confiança, perseverança e paciência, pois sempre há alguém observando o seu trabalho.

Um forte abraço a todos e, se alguém um dia descobrir a receita, por favor me passe, pois ainda tenho um longo caminho pela frente... 

Mas quem não tem? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...