"Você pode estar na melhor equipe... Se não se superar, não superará o adversário."

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

JOGO DE NERVOS

Sobre a final da Liga Paulista ontem...
Foto: Erick Pinheiro / Jornal Cruzeiro do Sul

Antes de mais nada, Rocha: melhor jogador em quadra (Novidade? Não!).

Segundo: A arbitragem ACERTOU no lance em que deu amarelo (não era uma chance "clara" de gol) e o (polêmico) gol do Lino foi LEGAL SIM! (Assistam o vídeo das arquibancadas no final da postagem).

Esperei para escrever hoje para ver o lance novamente. Vi e revi inúmeras vezes... Pessoal, o relógio da TV não é o relógio oficial!!!!!!!!!! O relógio oficial da partida é o que está no Ginásio (inclusive, com lâmpadas de Led vermelhas e não brancas como a da TV). O que estou querendo dizer? Estou dizendo que o relógio da TV estava em torno de 1" adiantado! Como comprovo isso? Pela campainha do ginásio no momento do chute!!!

No momento do lance Falcão passa a bola para Lino (neste momento o cronômetro da TV "zera" erroneamente). Lino recebe e faz a "alavanca" para o chute e no momento do chute a campainha do ginásio (OFICIAL) toca. Gol legal! Bola na trajetória! Revejam o lance com o áudio! 

No momento do lance, ontem afirmei na hora: gol legal! Pelo barulho da sirene! Porém as pessoas que estavam comigo, inclusive torcendo para Sorocaba ficaram na dúvida e acharam que tinha sido "zerado" na trajetória do passe Falcão/Lino.

O cronômetro oficial é o do ginásio! Aquele da TV é para simples e mera orientação de quem assiste. Ainda que, por milésimos de segundo, a bola não tivesse ainda saído do Lino (a alavanca é indiscutível, o momento em que o pé dele bate na bola coincidindo com a campainha, talvez possa haver alguma dúvida), qual ser humano teria tamanha velocidade de reação áudio visual para apitar? Me apontem, um! Outra coisa, é recomendação ao árbitro NÃO CORRER (PERMANECER) COM O APITO NA BOCA. Oras, sabemos que a resposta entre os olhos captarem a imagem, enviarem ao cérebro, ser humano interpretar o ocorrido, decidir enviar um estímulo à mão para que leve o apito à boca e assopre... Sabemos, tudo isso leva mais de 1 segundo! Além disso, cientes de que o jogo estava acabando, Magnus de goleiro linha, não podia tirar os olhos da jogada para olhar o cronômetro... Lance dificílimo e ainda assim acertaram, parabéns! Ainda que tivessem "errado" por milésimos de segundo (repito revejam o lance e percebam a alavanca para o chute e a campainha) não poderia estar escrito em todos os lugares "erro da arbitragem"...

O JOGO

Com relação ao jogo... Clima de final! Tenso, nervoso, duro, pegado... Sorocaba conseguiu criar o ambiente psicológico que lhe interessava! Colocou o torcedor no jogo, precisava de um jogo mais nervoso (havia perdido o primeiro jogo em São Paulo e precisava vencer no tempo normal para levar à prorrogação). Para isso era bom que incendiasse! Conseguiu! E aí o fator experiência (maior do elenco Sorocabano) fez muita diferença. Vander e mais um ou outro do Corinthians não conseguiram manter a pressão, que fazia o Corinthians jogar de igual para igual mesmo perdendo por 1 a 0. Mais uma vez parabenizo a arbitragem, primeiro tempo foi muito difícil de apitar, conseguiram conduzir... E bem!

Comentei com quem assistia comigo: "Eu DUVIDO que esses caras (Rodrigo, Falcão, Vander, Eder, Leandro Caires...) vão ser expulsos". Não vão! São inteligentes demais! Experientes! "Os mais novos podem até ser! Devido a inexperiência, o calor do jogo e tals, mas esses não serão. Eles podem até serem expulsos sim, faltando dois ou três minutos para acabar, quando verem que não tem mais jeito e darem um pontapé... Mas agora não serão." Foi exatamente o que aconteceu! Sou mãe Diná? Claro que não! Mas é isso que acontece desde que a bola é redonda... O jogador importante sabe da sua importância na equipe. Ninguém seria expulso numa final daquela... O cabeça de bagre é diferente! Esse vai expulso!!! Mas não é o caso desses citados, são inteligentes demais para isso! Tenho certeza que um ou outro olhava pro banco e dizia "fica tranquilo professor, eu sei o que estou fazendo". Tudo isso faz parte da decisão! Faz parte da guerra de nervos! Todo mundo quer levar a taça pra casa, se não conseguirem na bola, vão tentar de outro jeito! E o outro lado? Vai deixar? Claro que não! Se estão fazendo pressão lá vamos fazer aqui também, senão a corda arrebenta do nosso lado! Simples! 

Ou alguém realmente achou que um lado ia fazer pressão e o outro ia ficar quietinho assistindo? Ou nenhum lado faria pressão numa final Magnus x Corinthians?

O torcedor fica doido! Só falta entrar dentro da quadra ou da TV... lá dentro da quadra está tudo sobre controle... Todo mundo sabia o que estava fazendo.. O pessoal da transmissão da TV também sabia, mas para a TV é legal que tenha uma certa "dramaticidade", dá audiência. Se houvesse algum jogador correndo o risco de perder o controle emocional ali, já estaria no banco fazia tempo!

O segundo tempo deu sono! Todo mundo cozinhando o galo... Jogo decidido e todos esperando a prorrogação. O Corinthians (corretamente) poupando energia para a prorrogação e o Magnus (corretamente, também) fazendo o mínimo para manter o placar e aproveitando para dar ritmo e manter a frequência cardíaca de Falcão e Neto...

Sorocaba foi mais experiente e mandou no emocional do jogo... Pilhou quando precisava (primeiro tempo) e acalmou quando precisav, também (segundo tempo). 

PRORROGAÇÃO 

Gol de contra-ataque do Corinthians muito bem elaborado. Lance polêmico da falta (corretamente) já que a chance não era clara de gol (lance atrás do meio da quadra, ainda havia um adversário a frente) e gol do Magnus que eu já comentei acima.

Os dois lances foram determinantes na partida, pois culminaram na abertura defensiva do Corinthians para entrada do goleiro linha.

CONFUSÃO 

Não se pode confundir meia dúzia de marginais (chutando grade de proteção e tocando terror em pais e mães de família que estavam para prestigiarem espetáculo), com torcedores. Sim, fato!

Porém coincidentemente ou não esses marginais estão sempre em "bando" (leia-se torcida organizada). Todos sabem o meu posicionamento contrário à todas as torcidas organizadas. Penso que todas deveriam serem extintas e suas criações consideradas "formação de quadrilha".

Não há mais espaço para violência na sociedade, muito menos, espaço para torcidas organizadas de futebol dentro de ginásios de futsal. A irracionalidade da paixão letárgica presente nos campos combinam menos ainda com as quadras da bola pesada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...