"Você pode estar na melhor equipe... Se não se superar, não superará o adversário."

domingo, 7 de junho de 2020

PARÂMETROS DE APRENDIZAGEM

Jean Piaget definiu os três parâmetros de aprendizagem como:
Aprendizagem Motora, Aprendizagem Cognitiva e Aprendizagem Afetiva.
É comum vermos atletas que possuem uma boa habilidade técnica ou controle de bola, por exemplo. Mas é raro encontrarmos atletas que interpretam o jogo e manipulam esta leitura tática a seu favor. Alguns serão sempre bons “jogadores de bola”, já outros serão excelentes “atletas de futsal”. Existirá sempre uma grande diferença entre os dois.
A tomada de decisão com qualidade é o que diferenciará o “jogador de qualidade” do bom “jogador de bola”. Joga melhor aquele que raciocina o jogo (Aprendizagem Cognitiva), coordena melhor as suas habilidades motoras (Aprendizagem Motora) e possui uma boa inter-relação entre os envolvidos na partida – companheiros de equipe, adversários e torcedores (Aprendizagem Afetiva).
Contudo deve-se considerar o desenvolvimento motor normal da criança, que está diretamente relacionada a maturação do sistema nervoso central e músculo esquelético, de forma que o DESENVOLVIMENTO é a soma da MATURAÇÃO (Diferenciações estruturais e funcionais do organismo que levam a padrões de
comportamento) com a APRENDIZAGEM (Enriquecimento das características da
criança, através do treinamento, experiências e observações).
Com isto é possível desconsiderar a afirmação de que o “Atleta nasce feito!”... Pelo contrário! A história mostra que a formação de nossas principais referências como atletas excelentes, mostram que desde pequenos eles foram submetidos a ensaios e erros, além de muito trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...