"Você pode estar na melhor equipe... Se não se superar, não superará o adversário."

terça-feira, 12 de novembro de 2019

TÁTICA OU ESTRATÉGIA?



Há alguns dias fiz uma enquete em minhas redes sociais perguntando sobre a diferença entre tática e estratégia. Quase todos os participantes acertaram, quando afirmaram que tática e estratégia são duas coisas distintas, porém mais da metade errou, quando tentaram dizer o que é uma ou outra.

Essa não é uma dúvida apenas dos treinadores esportivos. Os termos "tática" e "estratégia" são comumente utilizados em outras áreas como negócios, empreendedorismo e até mesmo na guerra. Sun Tzu foi um dos primeiros a diferencia-las, no livro "A arte da guerra" (recomendo a leitura).

Mas afinal, o que são, na verdade, tática e estratégia? Essa pergunta, aparentemente complexa, se torna simples de responder quando traçamos o(s) objetivo(s) e fazemos as seguintes perguntas:

"O que pretendo?" (Objetivo)
"O que eu vou fazer para conseguir?" (Tática)
"Como vou fazer? (Estratégia)

A estratégia está sempre relacionada dentro do conceito tático do treinador, ou seja, a estratégia é uma "ferramenta" para uma determinada partida ou competição para que se cumpra o plano tático (tática) da equipe.

Assim, a tática está mais direcionada a um contexto global da equipe, tal como mentalidade, tomada de decisão, postura, atitude, metodologia, ou seja, está mais voltado ao treinamento.

Situações voltadas a distribuição numérica dos jogadores em campo/quadra, posicionamento, jogadas ensaiadas, induções etc. referem-se a estratégia da equipe para aquele jogo/competição. Em resumo a estratégia está elencada "dentro" do plano tático.

A quantidade de zagueiros que uma equipe terá para uma determinada partida, a distribuição dos atacantes e meias, tudo isso faz parte da estratégia, sem que o plano tático seja, necessariamente, alterado: jogar com ou sem a bola, de forma agressiva ou passiva, avançado ou recuado, com ou sem pressão na bola, etc.

Por exemplo, se meu plano tático é marcar sob pressão (tática) eu posso optar em reforçar o lado direito da minha marcação com dois jogadores onde (hipoteticamente) o adversário tem uma saída mais forte e induzilo a sair jogando pela esquerda, onde teria uma saída mais "fraca". Também posso posicionar meu atacante na frente desses dois marcadores, formando um triângulo e dificultar a saída com os volantes... Enfim, essas seriam estratégias para o cumprimento do meu plano tático que seria marcar pressão.

E você, o que pensa sobre isso? Deixe a sua opinião nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...